Pontos a observar quando for comprar um cavalo

Dalva Marques, em sua coluna da semana, dá dicas preciosas do alto dos seus 35 anos como cavaleira, treinadora e instrutora

Apenas beleza não é o fator fundamental quando você decide comprar um cavalo. É importante saber se ele terá aptidão ao que se destina, quer seja cavalgadas, poeirões, quer sejam as provas oficiais.

Sabemos que além de suas qualidades morfológicas, aptidão e função dependem muito de três fatores: doma, treino e exigências ao animal. Idade, porte físico, bem como sua índole, temperamento principalmente sua saúde, devem ser avaliados.

Comprar um cavalo adequadamente não só exige investimento financeiro, mas também emocional. Temos o hábito de agir com o coração e não com a razão. Algo que devemos fazer com mais calma. Nem sempre conseguimos comprar com segurança, imediatamente após nos decidimos comprá-lo.

Devemos ainda montar e experimentar vários para se ter um parâmetro. Não monte em qualquer animal quando for ver, principalmente, se não tiver prática. Desse modo, peça sempre ao responsável para montar primeiro e apresentá-lo a você.

LEIA TAMBÉM

Ouça sempre um profissional experiente e de sua confiança. Caso tenha um instrutor, ele é o mais indicado para saber suas habilidades e orientá-lo na hora de você comprar um cavalo ideal para seu nível de equitação.

Em seguida, peça a um veterinário para examiná-lo. Checar sua integridade física, se não há nenhuma lesão grave nos tendões e nas articulações, se não sofre nenhuma claudicação, a ponto de ter que ficar tratando e medicando.

Observe bem o comportamento desse cavalo. Monte várias vezes. Dê preferência a lugares diferentes, pois os cavalos têm hábito de ter reações em lugares que não estão acostumados e você precisa estar apto para essas situações.

Cavalo para cavalgadas

Dê preferência a animais adultos. Cavalo novo ou potro não são ideais. A menos que você tenha muita experiência.

Ao iniciante ou o amador, um cavalo já traquejado, que já passou por várias situações e transmita segurança sempre a quem monta.

Potros e recém nascidos são para pessoas experientes.

Procure saber sobre a reputação do vendedor, sempre! Não compre na mão de qualquer pessoa. Assim como é importante levantar informações seguras do negociantes.

Cavalo para poeirões

Índole, temperamento e integridade física também são fatores importantíssimos. Idade e, principalmente, qualidade em seu diagrama de marcha comodidade e maciez

Assim, procure um animal com um bom estilo, rendimento em suas passadas, sendo amplo os movimentos com equilíbrio.

Essa modalidade não exige que o animal possua registro. O ideal é que tenha pois assim pode participar das provas oficiais em sua respectiva categoria, seja movimento de tríplice apoio ou diagonalizado.

Dalva Marques, em sua coluna da semana, dá dicas preciosas de como comprar um cavalo do alto dos seus 35 anos como cavaleira, treinadora

Cavalos para copas de marcha

Seguimos buscando também os itens de base essências: idade, integridade física, temperamento, índole, qualidade em seu andamento, movimentos sincronizados e em equilíbrio.

Não deve ser nem rasteiros, nem exarcebados. Sem movimentos parasitas, ou seja, oscilações nas espáduas ou na garupa, nem lateral, nem vertical, que altere ou tire o contato do cavaleiro.

Movimento progressivo com liberdade de espáduas, movimento tomados dos anteriores, porém sem exageros, assim como nos seus posteriores. Eficiente, que realmente empurre a massa trazendo rendimento a sua toada.

Lembrando que sendo bem orientado ou tendo um pouco de conhecimento, há detalhes para melhorar em treinamento, quando são costumes. Dessa forma, detalhes de uma boa equitação e um treinamento adequado farão com que cavalgadas, poeirões e copas de marcha sejam um verdadeiro ESPETÁCULO!

Por Dalva Marques
Criadora, apresentadora e treinadora |
CT Rancho Bigorna | jurada de equinos e muares de marcha
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja outras notícias no portal Cavalus