Geral

Por que os proprietários de haras não montam os cavalos que criam?

Aluisio Marins, nesse artigo, te convida a essa reflexão importante

Existe algo que me intriga muito em algumas raças daqui do Brasil: por que os proprietários de haras não montam os cavalos que criam? Respeito todos os gostos, mas o gosto de criar sem montar (que também respeito) não entra em minha cabeça.

Conheço criadores de cavalos de função que, sinceramente, pensam que por serem criadores são entendedores do cavalo de esporte como um todo. Como sempre digo, existem as exceções, mas é fato que a maioria fala o que não sabe, já que não experimenta.

Dessa forma, em minha opinião, o ‘conhecimento de causa’ para os proprietários de haras é, no mínimo, o começo de tudo. Falar de um esporte, citar características de cavalos, ‘analisar’ cavalos demanda de conhecimento técnico especifico, experiência de sela.

Por que os proprietários de haras não montam os cavalos que criam? Esse é um assunto abordado por Aluisio Marins nosso parceiro no portal Cavalus

Eventualmente, vale a pena reforçar, essa é somente minha opinião. Mas, também, a da grande maioria dos profissionais sérios que converso.

Os proprietários de haras que montam um cavalo de sua criação têm mais embasamento e dados. Não só para um melhor direcionamento, ação, bem como para uma escolha melhor dos cruzamentos. Conhecem mais seus tratadores e treinadores, pois podem ver como estão os cavalos, como está a doma, como anda o comportamento geral do lugar.

Assim, gostaria de convidar os proprietários de haras que não montam seus cavalos para o fazerem. Passarão a conhecer mais a tropa que criam, a entender mais sobre solicitações da equipe de tratadores. Sem dúvida, até economizarão dinheiro vendo que equipamentos de qualidade fazem sim a diferença, ração de mais ou de menos faz a diferença. E, principalmente, que seus cavalos tão amados serão realmente seus.

Por Aluísio Marins
Diretor da UC, instruindo cavaleiros a mais de 20 anos
Crédito das fotos: Divulgação/Pixabay

Veja outras notícias no portal Cavalus

X