O projeto é do vereador Cristiano Lopes e as primeiras atividades já começaram!
Módulo 1 do Curso de Gestão em Equinoculturade Jundiaí
O projeto de lei número 12.461, que institui o Programa de Fomento à Cultura Equestre, de autoria do vereador Cristiano Lopes, foi aprovado no final de fevereiro por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de Jundiaí, cidade que fica a cerca de 60 km da capital paulista. “O objetivo do projeto é o de valorizar, difundir e preservar a cultura equestre na nossa cidade. A aprovação foi um passo importante para Jundiaí receber o tão esperado Parque Rural. Agradeço todas Associações que contribuíram para a construção deste importante projeto”, afirmou Cristiano.
As atividades alusivas ao Programa serão promovidas pela sociedade civil organizada, preferencialmente em periodicidade anual e na terceira semana de maio, com o nome de ‘Semana da Cultura Equestre’, que contará com manifestações culturais, esportivas, sociais, educacionais e de saúde voltadas à divulgação e promoção da cultura equestre que é tão forte em Jundiaí. E o Portal Cavalus tornou-se um dos parceiros desse projeto. Entre outras atividades e palestras, no dia 16 de maio, a noite, quem falará ao público do segmento será o médico veterinário e reitor de Universidade do Cavalo Aluísio Marins.
Alunos do Módulo 1A primeira edição da Semana da Cultura Equestre de Jundiaí acontecerá de 14 a 20 de maio, mas as primeiras atividades já começaram. O mesmo grupo envolvido na promoção e organização da Semana, que conta, além do vereador e outras pessoas, com Eduardo Alvarez, da Escola-Agrícola Paula Souza e secretário de Gestão do Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, e com Roberto DLore, médico veterinário, está promovendo um Programa de Gestão em Equinocultura, voltado aos trabalhadores da área rural de Jundiaí e região, visando estimular a formação e a qualificação desses profissionais.
O primeiro, tendo como tema Administração de Haras, aconteceu de 13 a 15 de abril, com a parte teórica no Colégio Paula Souza – ETEC Benetido Storani e a parte prática no Haras Parque de Iça. Valdemar Pellegrino e Erika Muller, zootecnista, falaram para uma plateia de 35 pessoas, todos ligados de alguma forma ao setor e que atuam na região. Serão quatro módulos. O próximo, com data para 11 a 13 de maio, antecedendo a Semana da Cultura Equestre, terá como tema Tratadores. Fechando o ciclo de aulas, os grupos ainda aprenderão um pouco mais sobre Doma e Ferrageamento. Todos com a parte teórica na ETEC e a parte prática em um haras da região, parceiro do projeto.
“A ideia é mantermos os mesmos alunos para os demais módulos, para que eles possam dar sequência por todos os assuntos. A preferência de inscrição é para esses 35 que estiveram conosco no primeiro final de semana. Havendo vaga, os interessados devem procurar a Prefeitura de Jundiaí, a data para novas inscrições será divulgada em breve, para poder se inscrever. Formamos um grupo, tanto na organização como de participantes, bastante atuantes e interessados em fazer dar certo”, comentou Roberto DLore.
O Colégio Paula Souza foi de fundamental importância nesse projeto, pois já tinha um conteúdo programático bem interessante, que foi atualizado e adaptado para os quatro módulos que serão ministrados esse ano. “Além de ser um dos grandes parceiros para esse projeto, tivemos oportunidade via Paula Souza de que nossos cursos fossem homologados pelo MEC, o que torna tudo muito mais interessante”, reforçou Roberto.
Aula Prática do Módulo 1: Administração de HarasA cultura equestre é muito forte em Jundiaí e todos os envolvidos têm a certeza de que deve ser estimulada e desenvolvida, tamanha sua riqueza e importância para o desenvolvimento local.
Por Luciana Omena
Fotos: cedidas