Na noite da última quinta-feira, 3 de abril, os salões do Jockey Club São Paulo foram palco da consagração dos melhores do hipismo brasileiro. O Prêmio Hipismo Brasil 2024 reconheceu atletas de destaque em oito modalidades: Salto, Adestramento, Hipismo Completo e Paradestramento – três delas olímpicas e uma paralímpica – além de Enduro, Volteio, Atrelagem e Tambor.
O evento marcou o início de um novo ciclo olímpico sob a liderança de Constantino Scampini, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) até os Jogos de Los Angeles 2028. Ele esteve à frente da premiação ao lado de Fernando Sperb, que comandou a entidade entre 2022 e 2024.
Entre as autoridades do esporte brasileiro que prestigiaram o evento estavam Marco Antônio La Porta, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e sua vice Yane Marques, além de José Antônio Ferreira Freire e Yohansson Nascimento, presidente e vice do Comitê Paralímpico Brasileiro.
A amazona Flávia Junqueira Lopes (Campeã Salto Master Top 1,30m) destacou que “estou muito feliz em mais um ano estar aqui. Minhas éguas tiveram um ano maravilhoso, estamos bem orgulhosos de todos os resultados que conquistamos”.

Três Tambores em destaque
A modalidade de Três Tambores, que também é reconhecida como um Esporte Hípico pela CBH teve os melhores do ranking de 2024 premiados nesta noite especial. Miguel Dias da Silva Neto foi o Campeão Jovens, junto com Joaquim Vicentini Prudente Corrêa. Já na categoria Aberta Feminina, Caroline Manoele Nogueira levou o troféu de Campeã. Na categoria Amador, Louise Escomparim Rugolo se destacou e foi consagrada como Campeã. Sidnei Pereira da Silva Júnior foi o Campeão da categoria Aberta Profissional.

A amazona Caroline Manoele destacou que “é muito gratificante estar no meio de grandes nomes. É uma honra participar deste evento, e nos próximos anos quero estar presente também”, a Campeã da categoria Aberta Feminina ainda encerrou com um agradecimento especial, “agradeço a todos do Haras, meu namorado, minha mãe, minha família, por todo apoio e ajuda nessa conquista”.
Homenagens especiais
A noite também foi marcada por homenagens, especialmente a Maria Angela Aguiar (in memoriam), criadora apaixonada e incentivadora do hipismo nacional. Sua trajetória foi coroada em 2023 com a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Seu legado segue vivo, inspirando novas gerações e contribuindo para as recentes vitórias do Brasil, como o quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O Prêmio Hipismo Brasil 2024 reforçou não apenas a excelência dos atletas brasileiros, mas também a inclusão e o crescimento do esporte no país. O ciclo olímpico até Los Angeles promete grandes desafios e conquistas para o hipismo nacional.
Por: Matheus Oliveira/ Agência Cavalus
Fotos: Matheus Oliveira