Programação da Semana da Cultura Equestre de Jundiaí

Cursos, apresentações, palestras especiais, missa e romaria estão entre os destaques

Aula Prática do Módulo 1: Administração de Haras

A Semana Cultural Equestre de Jundiaí, de 11 a 20 de maio, evento parceiro do Portal Cavalus, terá início com o segundo módulo do Programa de Gestão em Equinocultura, voltado aos trabalhadores da área rural de Jundiaí e região, visando estimular a formação e a qualificação desses profissionais. O primeiro, tendo como assunto Administração de Haras, aconteceu de 13 a 15 de abril. O segundo abordará o tema Tratador, com aulas práticas e teóricas, dias 11 e 12 de maio, no Colégio Paula Souza –  ETEC Benetido Storani, das 13h às 18h.

A formatação desse evento é um projeto do vereador Cristiano Lopes – projeto de lei número 12.461 -, que instituiu o Programa de Fomento à Cultura Equestre para a cidade de Jundiaí, que fica a cerca de 60 km da capital paulista. O objetivo é valorizar, difundir e preservar a cultura equestre na cidade. A aprovação desse projeto de lei, segundo o vereador, foi um passo importante para Jundiaí receber o tão esperado Parque Rural.

Flipe Leite, o Cavaleiro das Américas

A programação da Semana da Cultura Equestre de Jundiaí contará com manifestações sociais, como o jantar da Romaria Mista, no Rancho Jundiaí, no dia 11, às 20h, e a palestra com o Cavaleiros das Américas, Filipe Leite, no dia 16 de maio, na Câmara Municipal de Jundiaí, às 19h; culturais, como a apresentação da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira, na Praça Joaquim Soares Lemos, no dia 12, das 11h às 15h; esportivas, com a saída da Romaria, que acontece no dia 18 de maio para os pedestres, às 22h, e no dia 19 para todos os romeiros, às 7h, partindo da Igreja Varginha; e educacionais e de saúde, com o café da manhã e palestra ministrada pelo Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira, sobre o tema Bambeira Equina, no Bar do Mingo, das 7h às 9h30, e um curso de Tratador, no dia 18, das 13h às 18h.

Completam a programação ainda a Missa de Envio, no dia 17 de maio, na Paróquia do Senhor Bom Jesus, às 19h30, a Missa Romeira, no Santuário de Bom Jesus de Pirapora, às 5h, no doa 20 de maio, encerrando às 16h com o Desfile e o fim da Procissão dos Romeiros, passando pela Rua Bom Jesus de Pirapora, em Jundiaí, em direção ao centro da cidade.

Romaria

É um evento voltado à divulgação e promoção da cultura equestre que é tão forte em Jundiaí. O grupo envolvido na promoção e organização da Semana conta com o vereador Cristiano Lopes e ainda Eduardo Alvarez, da Escola-Agrícola Paula Souza e secretário de Gestão do Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, e Roberto DLore, médico veterinário.

O ciclo do Programa de Gestão em Equinocultura, que faz parte de todo esse projeto, anda terá os temas Doma e Ferrageamento. Todos com a parte teórica na ETEC e a parte prática em um haras da região, parceiro do projeto. “A ideia é mantermos os mesmos alunos para os demais módulos, para que eles possam dar sequência por todos os assuntos. Formamos um grupo, tanto na organização como de participantes, bastante atuantes e interessados em fazer dar certo”, comentou Roberto DLore.

A cultura equestre é muito forte em Jundiaí e todos os envolvidos têm a certeza de que deve ser estimulada e desenvolvida, tamanha sua riqueza e importância para o desenvolvimento local.

Por Equipe Cavalus
Fotos: cedidas

Deixe um comentário