Projeto de Lei propõe regulamentação da profissão de domador de cavalos

De autoria do deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-AL), PL deve tramitar nas Comissões já no começo do ano

Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-AL) que cria e regulamenta o exercício da profissão de domador de cavalos, asininos e muares.

É classificado como domador, segundo o artigo 2°, todo profissional com formação técnica específica, experiência decorrente de anos de exercício da profissão ou ainda que tenha empreendido estudos pessoais, como autodidata, no intuito de aperfeiçoar sua abordagem educacional com equídeos.

O domador, no exercício de suas atividades e atribuições deverá seguir algumas regras, como seguir os princípios éticos da atividade; transparência na relação com os donos dos animais, reportando-lhes todas as informações técnicas pertinentes, como produtos utilizados e orçamentos dos serviços; assegurar e observar a segurança dos animais e todos os envolvidos no processo de domesticação, evitando riscos e eventuais danos.

Se aprovada, a lei vai beneficiar milhares de profissionais que trabalham no anonimato no exercício da atividade.

A profissão de vaqueiro já é reconhecida no Nordeste do país, e a proposta é fomentar a abrangência em todo território nacional.

A expectativa é que a PL comece a tramitar nas Comissões já no início do ano.

Por: Camila Pedroso

Fonte: Revista Horse

Fotos: Arquivo

Mais notícias no portal Cavalus