A Festa do Peão de Barretos revelou no domingo, dia 18, os campeões das provas de Team Penning, Três Tambores, Sela Americana, Bareback e Ranch Sorting, na arena do Estádio de Rodeios. As emoções das finais das competições equestres foram acompanhadas pelo público no encerramento do primeiro final de semana da festa.
Depois de quatro dias de disputas, pelo Team Penning, o trio paulista formado por Alisson Gouveia, Brayan Eysink e Sidneicarlos Dias, das cidades de São José do Rio Preto/SP e Pouso Alegre/MG, venceu na categoria Soma 11 com o tempo 20.633, contabilizando um total de 71.131 na soma geral.
Na decisão da Soma 6, o título de campeão de Barretos foi conquistado pelo trio Felipe Silva, Carlos Augustinho e João Vitor Gomes da Silva, que representam Passos/MG e Olímpia/SP e concluíram a apartação em 19.948.
Nas duas categorias, a final do Team Penning foi disputada por 10 trios, representando cidades do estado de São Paulo e Minas Gerais.
Super Copa Barretos de Três Tambores
Na grande decisão da Super Copa Barretos 2024, realizada nesse domingo (18), na Arena de Rodeios do Parque do Peão, com 10 competidoras, a amazona Ana Carolina Laurini Cardozo, de Araraquara/SP, obteve o terceiro melhor tempo com 18.156 e garantiu o título de bicampeã em Barretos. A competidora já tinha vencido as semifinais de sexta-feira e sábado. “Foram três dias de disputas. Fiz passadas muito boas que me levaram ao título de bicampeã do Campeonato Barretos”, afirmou Ana Carolina.
Categoria Mirim Três Tambores
A pequena barretense Helena Junqueira Franco, 8 anos, montando o animal Briscate Zorrero, é a campeã da categoria Mirim dos Três Tambores. A jovem competidora fez a passada com o tempo de 18.489, e conquistou o bicampeonato de Barretos. “Eu gostaria de agradecer muito os meus treinadores e toda a minha família. É muito legal ser campeã de Barretos”, afirmou Helena.
Sela Americana
Com 20 anos de carreira, sendo 15 deles competindo na Festa do Peão de Barretos, Armando Losnake foi o campeão da modalidade Sela Americana, nesse domingo. O competidor de Piratininga/SP encerrou uma escrita após oito vice-campeonatos.
“Barretos é mágico. Todo mundo quer participar nesta arena, e ser campeão do rodeio aqui é levar para o resto da vida. Contarei para meu neto e meu filho, que também é peão, histórias dessa conquista em Barretos. É muito gratificante”, declarou.
Segundo o atual campeão, o amor pelos cavalos e pelo rodeio passou por gerações. “Meu pai foi peão, eu me tornei peão, meu filho se tornou peão, então já vem de tradição de gostar de cavalo, de boi, e esse é o esporte do caipira. Além de ser o nosso ‘ganha-pão’, a nossa diversão é ser um peão de rodeios”, conclui Losnake.
Amazonense campeão do Bareback
Com 27 anos, o competidor Jesse Oliveira, de Ipixuna/AM, foi o campeão da modalidade Bareback. No domingo, ele montou o cavalo Segredo da Pro Horse e obteve 83,50 pontos. Com isso, chegou a 165,50 pontos, ganhando o título de campeão de Barretos, por apenas meio ponto de diferença em relação ao competidor Carlos Rosa, de Pompeia/SP, que somou 165,00 e ficou em segundo lugar.
“Eu estou muito feliz e estava há cinco anos ralando em busca desse título aqui em Barretos. Esse ano eu vim para ser campeão e deu tudo certo”, afirmou Jesse.
Vencedores do Ranch Sorting
A arena do Estádio de Rodeios de Barretos também conheceu os campeões da modalidade de Ranch Sorting, nas categorias Aberta e Amador. Gustavo Rezende, de Uberlândia/MG, e Diego Santos, de Cajuru/SP, foram vencedores da categoria Aberta com a prova final cronometrada com o tempo de 30.391.
“Só quero agradecer a Deus, pois sem Ele nada disso tinha acontecido”, afirmou Diego, após a conquista do título na 69ª Festa do Peão de Barretos. Já Gustavo Rezende agradeceu a esposa e toda família pela conquista. “É uma sensação que todo mundo almeja: a fivela de Barretos. Com as bênçãos de Deus conseguimos conquista-la”, afirmou.
Na categoria Amador, o título ficou com Yasmin Furlan Matteo e Eros Furlan Matteo, ambos de Rio Claro/SP. Depois do terceiro lugar no ano passado, a dupla conquistou o título máximo. “Correr aqui em Barretos é a realização de um sonho e poder ganhar com meu irmão é melhor ainda”, afirmou Yasmin.
Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/André Monteiro
Leia mais notícias aqui.