Quadros hiper-realistas de Marcos Damascena

Um baiano que ganhou um mundo com sua arte que encanta a todos por onde passa, e agora está chegando ao meio equestre com quadros que impressionam

O artista Marcos Damascena é natural de Poções/BA e aos 13 anos de idade se aventurou para capital paulista, onde conheceu o que hoje o tornou reconhecido internacionalmente, a arte de seus quadros. “Descobri a arte por acaso, quando fui trabalhar no supermercado como repositor”. A pessoa que fazia as faixas o convidou para ajudá-lo e a partir daí ele passou a trabalhar com isso.

“Foi aí que a arte começou para mim! Um dia do nada ele falou de pintura a óleo, como num passe de mágica acabei sendo transportado para uma cena em um lugar lindo com gramas em meio ao um castelo e disse a ele, eu pinto telas. O notável, é que até então desconhecia pintura e voltei do transe e ficamos sem entender. Hoje entendo que não fui até a arte a arte me levou até ela. Logo depois fui estudar arte e aqui estou”, conta Damascena.

Os quadros de Damascena são feitos com uma técnica hiper-realistas e com o advento da alta tecnologia que trabalha as imagens HD e 3D, ele faz o que o mundo quer ver, imagens reais que saltam nas telas. “É uma tarefa de pensamento e organização, em uma disciplina rígida, porém, prazerosa! É meu mundo, busco, através da arte trazer detalhes que os olhos às vezes não conseguem captar e uso a técnica e filosofia para esse intuito. O intuito de usar essa técnica hiper-realista é resgatar a técnica das academias, com uma visão contemporânea e usar da tecnologia e das lentes de alta resolução para captar os detalhes que é impossível dos olhos humanos captarem”, explica o artista.

Com sua técnica e suas obras ganhou o mundo, com exposições em vários lugares, possui obras em diversas coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Ganhou vários prêmios eo que lhe rendeu visibilidade internacional e ele se orgulha de sua história e estar entre os melhores do mundo nessa técnica.

Um quadro nesse estilo que traz a realidade em tela, demora em média de 15 dias a um mês para ser produzida, mas ele nos contou que já chegou a ter trabalhos que foram seis meses para finalizar. Seu novo desafio agora é produzir a realidade dos cavalos em telas, a Conformação, o movimento, os detalhes desse animal que encanta a todos que se tem contato com eles.

“Faço os quadros com base sempre em fotos de alta resolução. Tenho trabalhos expostos em todo mundo, assim como exposições e premiações. Estou trabalhando agora para levar minhas obras ao público de cavalos em feiras aqui no Brasil, mas sempre mantendo meus contados fora do país”, finaliza.

Você pode encontra-lo em eventos, como os da ABQM, ou pelo facebook: www.facebook.com/damascenaoficial.

Por Verônica Formigoni
Imagens dos quadros: Cedidas

Deixe um comentário