Essa pode ser a dúvida de muita gente: como iniciar um cavalo novo da forma correta? A Academia UC te ajuda!
A pergunta é: Quando que você deve começar a montar um potro? Você pode começar a trabalhar o seu potro desde cedo no cabresto. Desde a desmama, não tem problema. Mas o ideal para começar a montar, é quando o seu potro já está com musculatura firme, parte óssea e tendão, todos formados e bem desenvolvidos.
Porquê dou essa dica? Por que o cavalo precisar estar todo formado para aguentar a mudança de trabalho que vem pela frente. A hora que você decidir começar a montar, deve ter um planejamento e regularidade. Não é o ideal fazer uma seção hoje e a próxima depois de muito tempo. Se não tiver um plano sólido, certamente não alcançará seu objetivo, que é fazer um bom cavalo.
Aqui na UC, eu prefiro esperar um pouco mais. Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa dois anos, dois anos e meio. Eu gosto de começar, nos meus cavalos, quando eles chegam aos dois anos e meio para frente. Temos cavalos de cliente que, às vezes, a gente monta mais cedo. Mas fazendo um trabalho bem suave e tranquilo. Nosso perfil de cliente não tem compromissos com competições.
Para a raça Quarto de Milha, por exemplo, existem as provas de Potro do Futuro. No ano em que o cavalo faz quatro anos de idade, já deve estar pronto para competir. Esses cavalos, portanto, começam a ser montados com dois anos. Mas também conheço treinadores que começam com dois e meio. Eu optaria por começar aos dois e meio, como faço com os meus, controlando a ansiedade.
Algumas pessoas podem pensar que espero muito. Mas, no meu modo de pensar, é uma decisão visando a saúde física dos cavalos. Porém é importante reforçar que eu apenas não monto antes dessa idade. As demais atividades, como já ir colocando a sela, acostumando ele a seguir outro cavalo experiente, galopes no redondel, exercícios na guia, entre outros, tudo isso eu já faço antes de montar.
Portanto, você que tem seu potrinho ai, cuide de com saúde. Não esqueça de estar sempre acompanhado de um médico veterinário. Procura sempre ações para prevenir lesões e outros para que ele tenha uma vida bacana até a hora de domar. E, principalmente, depois, seja para qual atividade ele for destinado.
Por Aluísio Marins
Médico Veterinário e reitor da UC, instruindo cavaleiros a mais de 20 anos