Quinta dos Mendes envolve tradição familiar e amor aos cavalos

De 2007, quando foi criada para abrigar os animais da família nas férias, a área hípica da Quinta dos Mendes conta hoje com estabulagem de cavalos, uma escola de equitação e o mais novo projeto ‘Rider Biomechanics’

A Quinta dos Mendes era uma antiga propriedade familiar, em Itatiba/SP, do Sr. Geraldo Roberto Mendes, sogro e avô das atuais proprietárias, Aline Mietto Mendes e suas filhas Maria Gabriela e Marianna. Da fazenda que cultivava milho, a criação de gado leiteiro, o local hoje é uma bem-sucedida escola de equitação cheia de novos projetos.

O Sr. Geraldo desenvolvia a cultura de milho. Posteriormente, em 1994, seu filho Antônio Carlos Marques Mendes iniciou a criação de bovinos leiteiros da raça Jersey, voltados a exposição e comercialização do leite. Assim, em 2005 surgiu o projeto do laticínio artesanal e, logo depois, em 2007, a construção da área hípica.

Aline, Antonio, Marianna e Gabriela

Inicialmente, essa área tinha o objetivo de ser um ambiente para os cavalos de Hipismo da família descansarem no período de férias das provas. Conversamos com Marianna Mietto Mendes para conhecer mais sobre essa história, recheada de tradição e amor ao esporte equestre e aos cavalos. Confira!

Quem gerencia a Quinta dos Mendes hoje?

“Atualmente a propriedade se encontra em nome de Quinta dos Mendes Agropastotil Ltda, fundada em 2009. Eu, Marianna, sou sócia da minha mãe, Aline, e da minha irmã, Maria Gabriela. Eu e minha irmã praticamos Salto. A partir de 1998, deixamos nossos cavalos estabulados na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo.

Durante as férias das competições, buscávamos um local para os animais descansavam, passar um tempo em outros ambientes a fim de sair da rotina da hípica. Dessa forma, decidimos iniciar a construção de uma área própria na propriedade da família com esse intuito.

Entre as primeiras ações, a criação de bovinos leiteiros da raça Jersey, voltados a exposição e comercialização do leite. Posteriormente, surgiu o projeto do laticínio artesanal

Assim, construímos alguns piquetes, oito baias e duas pistas. No primeiro momento, a intenção era que os animais descansassem e, ao mesmo tempo, não perdessem a forma. Com o passar dos meses, cavaleiros e amazonas da região se interessaram por estabular seus animais na propriedade. Então, desenvolvemos comercialmente a área hípica da Quinta dos Mendes”.

E quando surgiu a Quinta dos Mendes Equitação?

“Em 2012, eu estava em meu último ano na faculdade de Zootecnia. Por intermédio do meu orientador, o Prof. Nicolau Puoli Filho, realizei um estágio em um centro hípico de Adestramento na Inglaterra. E lá aprendi muitas coisas sobre o manejo dos cavalos de esporte. Ao finalizar a faculdade, portanto, comecei a administrar a parte hípica da Quinta dos Mendes. E, através de algumas parcerias com outras escolas, comecei a dar aulas de equitação para iniciantes.

Só em 2014 que começamos, de fato, o projeto ‘Quinta dos Mendes Equitação’. Eu e o Paulo, nosso instrutor, temos o curso de instrutor da FEI nível 1, que chama: Course For National Coaches – Level 1, de acordo com o Programa de Educação FEI Coach.

Trata-se de uma escola que tem como objetivo, além da prática do esporte, a interação do aluno com o cavalo. Por isso, implementamos diversos programas como equitação lúdica, clube do horsinho, equitando, equitação básica e salto. Para atender crianças a partir dos 2 anos à adultos.

Os alunos da hípica treinam e participam de campeonatos

Ou seja, do primeiro contato com o cavalo até quem já possui experiência. A Escola abriga aqueles que querem aprender a montar para realizar um passeio ou seguir para a modalidade Salto. E, durante as aulas, os instrutores ensinam a limpar e selar os cavalos, pois acreditam que é muito importante, desde o início, esse aprendizado”.

Qual a estrutura da área hípica hoje?

“Além da escola de quitação, a hípica também oferece hospedagem para cavalos próprios, sejam para o esporte, aposentadoria ou férias. Atualmente, temos um total de 18 animais, 13 baias; uma pista com 60m X 60m, com iluminação e irrigação, e outra pista de 20m X40cm; redondel, quartos de selas e piquetes com ‘lanchonetes’ para os cavalos.

Pensando nos clientes, existe ainda uma casa na área hípica, oferecida para aqueles que querem passar o final de semana. Também temos uma lanchonete, em servimos diversos tipos de queijos produzidos pelo laticínio artesanal da propriedade.

Hoje são 13 baias, duas pistas e uma estrutura completa para a prática da equitação

Atualmente, eu e minha Irma Gabriela, que é médica veterinária, nos dedicamos 100% à Quinta dos Mendes Agropastoril Ltda. A Gabriela é responsável pelo laticínio e bovinos, enquanto eu cuido da hípica. Desde pequenos convivemos com os animais, por acompanharmos nosso pai e vermos o amor que ele sempre teve por essas áreas. Então, permanecemos empenhadas em fazer com que a propriedade cresça e projetos promissores aconteçam!”

Para finalizar, conte um pouco sobre o novo projeto ‘Rider Biomechanics’.

“A Quinta dos Mendes Equitação busca formar cavaleiros e amazonas que compreendam a influência que uma boa postura possui para que o cavalo responda corretamente e rapidamente aos comandos solicitados. Então, com o intuito de agregar nessa formação, realizamos uma parceria com nossa cliente Raquel Bártholo, que apresentou o projeto ‘Rider Biomechanics’.

Raquel é professora de Educação Física, formada há 25 anos pela UNICAMP, fisiologista do esporte, especialista em ciências da reabilitação física e amazona de Adestramento. A ideia do ‘Rider Biomechanics’ é, primeiramente, realizar exercícios fora do cavalo que façam os alunos ativarem músculos e realizarem movimentos corporais específicos que são fundamentais para uma comunicação eficiente com o cavalo.

Primeiro Curso ‘Rider Biomechanics’ com os alunos da Quinta
Projeto agrega na equitação dos cavaleiros e amazonas de todas as modalidades

A partir do momento que fica claro para o cavaleiro essa consciência corporal, a relação com o seu cavalo se torna mais clara e harmoniosa. Além disso, a comunicação do instrutor com o aluno também fica mais efetiva e, naturalmente, com a junção de todos esses elementos, ocorre uma melhora da performance.

Assim, na Quinta dos Mendes acontecem os cursos e aulas da ‘Rider Biomechanics’, em que realizamos ambas as partes, no solo e montado (fornecemos os cavalos). Porém a equipe pode se deslocar e realizar as aulas em outros locais. É um projeto que teve início este ano e está aberto para todas as categorias e modalidades.”

Fique por dentro: @quintadosmendes.

Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja outras notícias no portal Cavalus