Regras para andar a cavalo na estrada

Siga estas medidas de segurança para evitar tragédias enquanto anda a cavalo por estradas

Muitas linhas de pensamento regem a máxima de que cavalo tem que ser cavalo, por algumas horas por semana. Tirar ele da baia, não levar para a pista para treinar, deixa-lo descansar a mente, colocá-lo para fazer outras atividades, pode ajudar e muito na longevidade competitiva dele e em sua saúde. Uma dessas atividades extracurriculares pode ser uma boa cavalgada pelo pasto, se você tiver acesso, ou nas estradas perto do seu rancho.

Para essa função, no entanto, é preciso alguns cuidados, já que nós cavaleiros não podemos controlar caminhoneiros e motoristas. Tomar medidas de segurança ajuda a evitar incidentes ao andar perto de estradas movimentadas e cruzamentos. Passo número um: reserve um tempo para aprender sobre leis relacionadas a cavalos nas estradas. Você sabe de que lado deve andar? Esquerda ou direita? Se você não tem certeza, não está sozinho.

Na verdade, depende de onde você mora. É importante verificar os regulamentos do seu estado em relação a que lado da estrada você deve andar. Por exemplo, a lei estadual do Colorado, Estados Unidos, versa que as pessoas que conduzem animais ao longo de qualquer estrada devem andar pelo lado esquerdo. Os cavalos agem como pedestres, as bicicletas funcionam como carros, por exemplo. Então vale a mesma regra.

A dica é: veja como funciona na sua cidade ou seu estado, sempre. No Texas, a lei é diferente. Segundo o Departamento de Segurança Pública, os cavaleiros são equiparados a quem anda de bicicleta. Os cavalos são um meio de transporte e são considerados veículos não motorizados. Então, mais um reforço para procurarmos as leis brasileiras a esse respeito antes de realizar essa atividade no nosso cotidiano.

Passo número dois: preste atenção sempre nas placas e sinais pelo caminho. Especialmente em cruzamentos. Em áreas de tráfego pesado, muitas vezes é melhor desmontar e conduzir o cavalo. É melhor evitar um acidente do que criar um. Levar um cavalo para a estrada exige muito mais responsabilidade do cavaleiro. Os cavalos são criaturas vivas e não são como as bicicletas que podem ser facilmente controladas. Não custa nada reforçar.

Os ciclistas, frequentemente, se veem dividindo o pavimento com motoristas que não sabem, e muitas vezes, não se importam com as necessidades de cavalos e cavaleiros. É preciso que cada lado seja gentil com o outro. Tanto os cavaleiros respeitem os motoristas, e vice e versa. O ideal é que os motoristas desacelerem quando se aproximam de um cavalo. Mas o cavaleiro precisa estar atento sempre se os carros irão tomar essa atitude. Outra medida de segurança é o uso de capacete e protetores de cotovelo e joelhos. É algo que pode salvá-lo de um ferimento na cabeça.

Ser capaz de controlar seu cavalo em todos os tipos de situações inesperadas é um dos requisitos iniciais para a segurança. A melhor maneira de preparar e treinar o cavalo para andar na estrada é fazê-lo em casa. Quando você começar a treinar seu cavalo, apresente-o a todos os tipos de parafernália de estrada. Ensine-o a ficar parado e não se assustar. Apresente seu cavalo a obstáculos, como caixas de correio, placas de rodovia, postes de aterramento, caixas de papelão, sacolas plásticas e sacos de papel.

Quando seu cavalo se assustar, acalme-o antes de guiá-lo novamente. Às vezes é melhor desmontar e outras vezes não é aconselhável. Confie no seu julgamento e na sintonia que você tem com seu amigo. O ruído do tráfego pode causar problemas adicionais. Uma dica é gravar esses ruídos ao treinar os cavalos, assim eles ficaram familiarizados com esses sons. Caso se depare com essa situação durante o passeio, o cavaleiro deve permanecer calmo, falar com o cavalo em silêncio e ser paciente. Permita que o cavalo supere seus medos antes de prosseguir.

Evite fazer esse tipo de passeio com cavalos novos, melhor esperar que eles tenham um pouco mais de experiência. Procure fazer essas cavalgadas acompanhados, mas caso vá sozinho, sempre diga a alguém para onde está indo e quando espera voltar. Também é importante conhecer o solo no qual irá levar seu cavalo, para certificar-se que não tenha garrafas quebradas, terra instável, buracos. O pavimento e superfícies duras podem causar lesões graves nas pernas e nos pés do cavalo. Além disso, o pavimento pode ser escorregadio, especialmente para um cavalo de ferradura.

Sempre ande em fila única no acostamento, especialmente quando a estrada for estreita. Não cavalgue após escurecer, é muito difícil para os motoristas verem você. Se você tem que andar de noite, coloque fita reflexiva nas costas e na sela, use roupas de cores claras e leve uma lanterna e refletores.

Cavalgar pela beira da estrada pode ser benéfico para o treinamento de um cavalo, mas os cavaleiros de trilha precisam ser cautelosos e cuidadosos, porque um momento agradável pode facilmente se transformar em uma situação perigosamente desagradável.

Fonte e Foto: American Quarter Horse Journal

Deixe um comentário