O diretor entrevistado de hoje da nossa retrospectiva é Rafael Ettori, presidente da ABCCBretão – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão.
Ettori assumiu a presidência da associação neste ano e, com apenas 23 anos, está cheio de ideias e planos a fim de ajudar a raça. Ele já fazia parta da diretoria anterior como segundo secretário.
Ettori contou sobre as expectativas para a raça em 2022 e falou sobre o feito inédito que os criadores do cavalo Bretão conquistaram neste ano.
Confira a entrevista!
Equipe Cavalus Comunicação: Como foi o ano de 2021 para a raça Bretão?
2021 foi um ano muito difícil para a gente, principalmente na questão de eventos que é o que move a raça, mas os criadores seguiram criando e foi ótimo neste sentido, porque eles puderam se dedicar bastante a raça, muitos criadores continuaram em seus haras para fugir da pandemia e acabaram investindo em seus animais. Tivemos bastante nascimentos, mas em relação à eventos, acabamos ficando parados por uma questão sanitária o que acabou impedindo muita coisa.
Equipe Cavalus Comunicação: Houve mudanças com relação ao número de associados?
Em 2021, nós tivemos algumas entradas e ao mesmo tempo algumas saídas. O Bretão é uma associação de pequeno porte, estamos atualmente com 50 associados, é uma raça mais exclusiva, pois é difícil de se encontrar o Bretão em qualquer lugar, não é qualquer criador que tem. Mas, à medida que a gente volte com os eventos, a expectativa é que as pessoas voltem a ter contato com o animal, e com isso, abrir a oportunidade da gente mostrar nossos cavalos e encantar as pessoas. É um espetáculo de cavalo!
Equipe Cavalus Comunicação: Quais são as expectativas para 2022?
2022 vai vir com tudo! Muitos nascimentos, os criadores em virtude deste isolamento acabaram revivendo este amor pela raça e com certeza, os eventos vão voltar.
O primeiro evento do ano, provavelmente será a Nacional da raça, que já estamos planejando, ainda não temos local definido e data, estamos finalizando as reuniões para decidir, mas estamos muito entusiasmados.
Equipe Cavalus Comunicação: Como ficaram os leilões este ano?
Não tivemos e também estamos planejando para 2022 para a raça voltar com tudo.
Equipe Cavalus Comunicação: Este ano a raça Bretão realizou o primeiro ICSI da raça. O que isso representou?
Nós tivemos um avanço muito grande com a primeira importação de sêmen, há muitos anos atrás, porque até então, não era nem congelado o sêmen do Bretão na França, e um criador brasileiro, Seu Marsílio, foi o primeiro a congelar e importar. Isso vez um boom na genética da raça no país. E agora, mas uma vez, com o congelamento do embrião, tão logo será possível importar embriões nos próximos anos. A França (país berço da raça) já está sabendo do feito que nós fizemos e estamos conversando para viabilizar isso e importar embriões. Com certeza vai ser um melhoramento genético enorme para a raça.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação/Arquivo