O Estado do Rio Grande do Sul vem, desde o dia 29 de abril, sofrendo com as fortes chuvas. De acordo com G1, dos 497 municípios, 388 relataram problemas relacionados aos temporais. No total, mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas.
De acordo com a Defesa Civil, mais de 750 mil imóveis estão sem abastecimento de água no Rio Grande do Sul. O número equivale a 26% do total de clientes da Corsan, a empresa que presta o serviço em parte do estado.
Entre os serviços afetados, além de energia, água e telefonia, o estado conta com alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Na parte área, o aeroporto da capital foi um dos mais atingidos, com isso, ele segue fechado até o dia 30 de maio.
Mundo do cavalo em prol ao Rio Grande do Sul
Várias pessoas, entidades, ONGs e personalidades, vêm se movimentado para ajudar as pessoas afetadas nessa grande catástrofe. E no meio do cavalo, isso não é diferente. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) é uma delas. A entidade está arrecadando itens de higiene pessoal, de limpeza, roupas, alimentos e cobertores para doações.
As doações podem ser feitas na sede da associação, na avenida Fernando Osório, 1754 A, dentro da Associação Rural de Pelotas, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
A ABCCC criou também uma central para informar sobre animais da raça Crioula resgatados ou encontrados após as enchentes. A entidade destaca que quem encontrar animais, pode identifica-los através da marca na pelagem, ela reforça ainda a necessidade de cuidados ao abordarem os equinos. O contato pode ser feito através do WhatsApp: (53) 9819-0397.
Outra associação que segue no movimento de ajuda é a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que se uniu à ABCCC em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. No caso da ABCCMM, está sendo arrecadado doações em dinheiro através de PIX.
Além das associações, criadores também estão engajados na causa. Durante 2º Leilão Haras Império & Convidados, realizado no último sábado (04), foi aberta uma ação para doações em prol dos danos causados pelas fortes enchentes no estado do Rio Grande do Sul.
Mas, não foram só as pessoas que foram afetadas pelas chuvas, os cavalos também estão nessa luta. Por isso, foi criado um perfil no Instagram para divulgar cavalos perdidos e encontrados. Para quem estiver na busca do seu cavalo, ou que tenha encontrado, basta entrar em contato através do @cavalos_perdidos_rs.
A Vetnil, uma das principais empresas de produtos veterinários, vem contribuindo com o envio de suprimentos e medicamentos para o Rio Grande do Sul, além de convocar médicos veterinários, para auxiliar no tratamento destes animais.
Outra pessoa que vem divulgando a situação no Rio Grande do Sul e fazendo uma grande campanha para ajudar as pessoas afetadas, é a empreendedora e atleta, Joana Azevedo. Desde o início, Joana vem compartilhando formas de ajudar através do seu instagram, que conta com mais de 30 mil seguidores.
Ela, que é do Rio Grande do Sul, divulgou como podem ser feitas as doações através de pessoas confiáveis, que estão na linha de frente ajudando outras pessoas nesse momento tão difícil. Para conferir como doar, basta acessar o perfil @joanagazevedo.
O Portal Cavalus se solidariza com as vítimas dessa catástrofe climática e deixa o espaço aberto para divulgações de ações que visam a reconstrução do estado e ajuda às pessoas.
Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações do G1)
Foto de chamada: Divulgação/Leandro Osório/Estadão Conteúdo
Leia mais notícias aqui.