Rocky Mountain Horse é uma raça marcante e conhecida por seu porte único

Desenvolvido no estado de Kentucky, nos Estados Unidos, apesar do nome essa raça não se originou nas Montanhas Rochosas, mas sim nas Montanhas Apalaches

Impressionante e atraente, o Rocky Mountain Horse é uma raça rara. Portanto, considere-se com sorte se você tiver ou montar um. Várias razões levam os cavaleiros a se apaixonarem. As cores em tons de ‘chocolate’ de sua pelagem e caudas brancas lindas chamam atenção.

O Rocky Mountain Horse é, portanto, uma raça de cavalos desenvolvida no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. Apesar do nome, não se originou nas Montanhas Rochosas, mas sim nas Montanhas Apalaches. Antes de mais nada, a origem remonta 1980, quando um garanhão de fundação foi do oeste dos Estados Unidos para o leste de Kentucky.

A linhagem moderna, entretanto, descende de um garanhão chamado Old Tobe. Além disso, a Rocky Mountain Horse Association existe desde 1986. E em 2005, chegaram ao montante de 12 mil indivíduos. Mas estima-se que esse número chegue perto hoje dos 15 mil.

Os cavalos da raça Rocky Mountain Horse também herdaram uma marcha lateral de quatro batidas, suave e fácil de montar. Mais da metade da população fica no Kentucky. Estado americano, aliás, que tem tradição equestre, incluindo um dos maiores complexos do mundo, o Kentucky Horse Park.

Rocky Mountain Horse, desenvolvido no Kentucky; apesar do nome, essa raça não se originou nas Montanhas Rochosas, mas sim nas Apalaches

Embora a pelagem citada acima seja a maioria, também há cavalos pretos, castanhos e baios. De acordo com seu registro, não é um Rocky Mountain se tiver manchas brancas acima do joelho ou branco excessivo no rosto. Em média, mede 1,42m e 1,63m de altura.

Originalmente desenvolvido como um cavalo polivalente, de condução e de tração leve, hoje usa-se, principalmente, para passeios em trilhas e trabalho com gado em fazendas. Conhecido por sua robustez e capacidade de resistir ao inverno nas montanhas, ainda tem a fama de ser ótimo ao lado dos humanos.

Fonte: Wikipedia e Cowgirl Magazine
Crédito das fotos: Divulgação/Horsebreedpictures

Veja outras notícias no portal Cavalus