Os Independentes reforçam intercâmbio cultural histórico com o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

Parceria entre Barretos e Vacaria, iniciada em 1978, se renova com a participação da comitiva de Os Independentes no maior rodeio tradicionalista do Rio Grande do Sul, que acontece de 31 de janeiro a 8 de fevereiro

A tradição, a cultura e o respeito às raízes do Brasil unem, há quase cinco décadas, duas das maiores entidades de eventos do país: Os Independentes, de Barretos, e o CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria (RS). Essa parceria histórica se renova mais uma vez com a ida de uma comitiva de Os Independentes ao 36º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. O evento tem início neste sábado, dia 31 e segue até 8 de fevereiro.

Rodeio Crioulo

Considerado a maior festa tradicionalista gaúcha, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria reúne peões e prendas de todo o Brasil e do exterior para cultivar as tradições do Rio Grande do Sul. O evento se destaca não apenas pelas competições campeiras, mas também pela diversidade de atrações culturais, com danças típicas, exposições de artesanato, gastronomia regional e shows. Nesta edição, o rodeio contará com participantes de toda a América Latina.

Por mais um ano, a comitiva de Os Independentes, formada por sócios da associação, prestigia o evento em Vacaria, fortalecendo o intercâmbio de experiências e a integração entre as culturas do sertão paulista e do tradicionalismo gaúcho.

Para o presidente de Os Independentes, Jerônimo Luiz Muzetti, essa parceria vai além da presença institucional.

“Estar em Vacaria é reafirmar um compromisso com a cultura brasileira. São dois eventos que nasceram do amor às tradições e cresceram com responsabilidade social e respeito às suas origens. Cada intercâmbio nos ensina e nos fortalece como entidades que promovem muito mais do que festas: promovem identidade e pertencimento”, destaca.

Já o patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Jeferson Araldi de Camargo, ressalta a importância simbólica da relação com Barretos. “O Rodeio Internacional de Vacaria representa o coração da cultura gaúcha. Receber Os Independentes é celebrar uma amizade construída com base no respeito, na história e no trabalho sério pela preservação das tradições. Vacaria e Barretos são referências nacionais, cada uma em sua identidade, mas unidas pelo mesmo propósito: manter vivas as raízes do interior brasileiro”, afirma.

Jeferson também destaca o papel cultural e turístico dos eventos. “Nossos rodeios não são apenas competições. São encontros de gerações, de famílias e de culturas que movimentam o turismo, a economia e, principalmente, o sentimento de orgulho do nosso povo”, completa.

Segundo Jerônimo Muzetti, a integração entre as entidades é um exemplo de como a cultura pode unir regiões tão diferentes. “Mesmo a mais de 1.100 quilômetros de distância, compartilhamos os mesmos valores: preservar tradições, valorizar o interior e promover eventos que emocionam, educam e conectam pessoas. Essa parceria é um patrimônio cultural do Brasil”, ressalta.

História das entidades

A história do CTG Porteira do Rio Grande teve início em 1954, quando o jovem Getúlio Marcantonio participou do Primeiro Congresso Tradicionalista, em Santa Maria (RS). Três anos depois, em 1958, foi criado o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria para comemorar o aniversário do grupo. Hoje, o evento é um dos maiores do país, integra o calendário oficial do Rio Grande do Sul e foi declarado patrimônio cultural do Estado.

Já Os Independentes nasceram em 1955, fundados por 20 jovens em Barretos. Em 1956, organizaram a primeira Festa do Peão para comemorar o aniversário da cidade e arrecadar fundos para entidades assistenciais. O que começou sob uma lona de circo hoje acontece no Parque do Peão, em uma área de 2 milhões de metros quadrados, recebendo cerca de 900 mil pessoas em 11 dias de festa.

O intercâmbio cultural entre o Rodeio Crioulo e a Festa do Peão de Barretos existe desde 1978 e é reconhecido, inclusive, por homenagens permanentes nas duas cidades: uma das vias de acesso ao Parque do Peão, em Barretos, leva o nome CTG, e em Vacaria uma rua recebeu o nome “Os Independentes”, simbolizando o respeito e a admiração entre as entidades.

A 71ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos será realizada de 20 a 30 de agosto de 2026. Já o 36º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria acontece de 31 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026, mantendo viva uma parceria que atravessa gerações.

Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Estúdio f18

Leia mais notícias aqui.