RS lançou aplicativo que vai facilitar emissões de GTA no Estado

Galope foi lançado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, no final de fevereiro

O aplicativo para celular Galope, destinado a proprietários de equídeos, foi lançado no último dia 28 de fevereiro pelo governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. A iniciativa faz parte do Plano Agro + RS, que visa a simplificação de processos e procedimentos para dar celeridade as demandas do setor produtivo gaúcho. Com o aplicativo, a ideia é agilizar a emissão do Documento de Movimentação de Equídeos Identificados – DMEI, a Guia de Trânsito Animal. A solução foi idealizada pela SEAPI e construída pela Procergs.

Lançamento do aplicativo no Palácio do Governo

“O aplicativo para celular vai simplificar a emissão das guias e facilitar a vida dos criadores que precisam transportar seus cavalos a exposições, rodeios e cavalgadas, por exemplo. Com todas as informações no celular, vamos reduzir o tempo de emissão da guia, desperdiçando menos tempo e papel”, destacou o governador Sartori. “Estamos promovendo as mudanças estruturais que tanto precisamos, desburocratizando e modernizando a gestão para melhor servir às pessoas”.

A ferramenta é inédita no Brasil, usando a tecnologia para simplificar o cotidiano dos proprietários de equinos, agilizando as movimentações dentro do Rio Grande do Sul com essa emissão de forma mais simples da GTA. O Estado tem cerca de 3000 eventos equestres (rodeios, cavalgadas, passeios) por ano, o que resulta em um grande volume de movimentações de animais. Estes movimentos demandam muito trabalho, tanto para os funcionários da SEAPI que se envolvem com a fiscalização e com a emissão da GTA, como para o proprietário, que precisa emitir essa documentação a cada participação de evento.

O trabalho de elaboração e finalização do aplicativo foi conjunto entre os técnicos da Secretaria da Agricultura, com a equipe da Procergs, do Ministério da Agricultura, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, do Movimento Tradicionalista Gaúcho, da Federação Gaúcha de Laço, Farsul, Fetag e de todas as entidades relacionadas ao meio equestre gaúcho.

Para a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, raça característica do Estado, e que tem sua sede, inclusive, em Porto Alegre, a ferramenta deve desburocratizar processo de movimentação de cavalos. Criadores e proprietários aprovaram o projeto, segundo reforça o presidente da ABCCC, Eduardo Suñe. O dirigente parabenizou a todos os envolvidos. “É de suma importância esta iniciativa da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Sempre que desburocratizamos as ações, facilita para quem necessita do serviço. Foi uma decisão importante para quem cria e movimenta cavalos para feiras e eventos equestres”.

O usuário poderá informar pela ferramenta origem e destino do animal. Para ter acesso, o proprietário registra seu animal, informando os dados de cadastro, vacinas, exames e resenhas. Após a validação da documentação, o produtor poderá emitir os documentos de movimentação de trânsito facilmente. Além de constar todos os dados, como foto do equino, haverá as informações sobre exames como anemia, mormo e influenza.

O Rio Grande do Sul possui 584.078 cadastrados na Secretaria da Agricultura. Das 481.724 GTAs emitidas em 2017, 447.156 foram destinadas para o esporte, foco do aplicativo. O modelo atual para emissão de GTAs continua sendo utilizado, sendo o aplicativo uma ferramenta a mais nesse processo. Ainda, para acessar o aplicativo é necessário estar cadastrado como produtor rural junto ao Departamento de Defesa Agropecuária – DDA e possuir senha de acesso como Produtor Online.

Suñe informa que a ABCCC está realizando uma iniciativa semelhante de forma a atender aos criadores e usuários da raça Crioula nos eventos promovidos pela entidade. Nos próximos meses a ferramenta para os crioulistas deve ser apresentada para a Secretaria da Agricultura e disponibilizada aos associados.

Por Equipe Cavalus
Fonte: ABCCC e SEAPI

Deixe um comentário