Quanto mais formos testados e maiores se mostrarem as dificuldades, mais devemos demonstrar força para sermos bons e promovermos o bem
Covid-19, gafanhotos, tornados… Quantas provações! Que tempo é este, meu Deus? Realmente, estamos passando por uma grande transformação no orbe terreno… Sinceramente, não acredito que tudo voltará como era… Muitas mudanças estão em andamento e já são sem volta. Creio no surgimento de o “novo normal”.
Segundo o Espiritismo, estamos passando por uma ampla mudança na Terra, rumando de um plano de provas e expiações (daí tantas mazelas e tragédias) para regeneração (com o bem sobrepondo o mal). Seguindo esta linha, acredito que quanto mais formos testados, quanto mais as dificuldades exigirem o nosso melhor, mais estaremos no caminho certo, visando a nos corrigirmos, fazendo o que é certo, mesmo que isso seja dificultoso.
Novamente reforço que a palavra da vez é indulgência. Julguemos menos! Sejamos mais benevolentes! Vibremos positivamente! Façamos o que tem que ser feito, independentemente das barreiras! Juntemos forças! Foco, coragem… Fé! Como disse Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos: “acreditar no que você pode ver e tocar… não é acreditar de verdade. Acreditar no que é invisível… é um triunfo e uma bênção”.
De novo: quanto mais formos testados e maiores se mostrarem as dificuldades, mais devemos demonstrar força para sermos bons e promovermos o bem. “A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si mesmo, sem ficar superado”, disse o físico alemão Albert Einstein. “Sem crise não há desafios. Sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um”.
Ao invés de falarmos de angústia, medo, dúvidas e lamentações, preguemos o amor, a Fé, a generosidade e a gratidão. Ainda fazendo uso de os sábios dizeres de Einstein: “na confusão busca-se a simplicidade; na discórdia busca-se a harmonia; na dificuldade está a oportunidade. (…) Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade”.
A postura adotada pela maioria absoluta da grande mídia latino-americana tem sido um horror. Digo isso com pesar à nossa classe jornalística. E para complicar tal situação, no Brasil, em particular, os políticos, salvo raríssimas exceções, dão demonstrações claras que só estão preocupados consigo e com os seus, tomando decisões que vão na contramão dos anseios e das necessidades do povo, evidenciando a gana por poder e dinheiro (por meio da corrupção), visando à manutenção do caos para seguirem cabresteando àqueles que ainda não despertaram para o senso crítico. Uma lástima! Mas seguiremos em frente! O brasileiro, em especial o homem do campo, é aguerrido e trabalhador. Quanto mais o governo nos aperta, mais firmes e coesos nós ficamos. Já não há mais espaço para os malandros, que insistem em abusar do “jeitinho” e vociferar “sabe com quem está falando?”.
Para o californiano Allan Percy, especialista em Coaching, nenhum problema é realmente insolúvel, nenhum sonho é irrealizável, basta termos coragem e sermos guiados pela Fé inabalável. “Se algo é improvável não significa que é impossível. (…) A mudança e o caos precedem uma tormenta de possibilidades”.
Em Agro MP, continuo a promover o Jornalismo do Bem (e assim será!), sempre disseminando mensagens positivas, que tragam alento aos corações das pessoas. Já que o presente é o melhor dos tempos, haja vista que é o único que temos, uma vez que o passado já se foi e o futuro pode não chegar, serenemos o coração para vivermos o agora com entusiasmo e alegria! Que assim seja!
Por Marcelo Pardini – narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural; titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.
E-mail: contato@agromp.com.br | Instagram: agromp.marcelopardini
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal
Veja outras notícias no portal Cavalus