SAA prorroga prazo da obrigatoriedade de identificação de animais de eventos

Prazo anterior expirava em 8 de maio, sendo prorrogado pelo SAA para o dia 5 de agosto por meio de uma nova resolução para o Estado de São Paulo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) publicou, nesta sexta-feira, 5 de maio, a Resolução SAA nº 21 que prorroga para o dia 5 de agosto o prazo da obrigatoriedade da identificação individual dos equídeos, a digitalização dos exames de Anemia Infecciosa Equina-AIE e Mormo e a emissão da e-GTA no estado paulista.

O prazo anterior expirava no dia 8 de maio sendo agora prorrogado por 90 dias para a adaptação até que tudo esteja digitalizado. A partir desta data, todos os equídeos em trânsito com finalidade para eventos de concentração de animais deverão, além da digitalização dos exames no sistema GEDAVE, também, ter atestado de vacinação contra influenza.

Vale destacar que a Defesa Agropecuária paulista passou a ter maior controle sobre a vacinação contra Influenza Equina e os exames negativos para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo nos animais.

Resolução SAA-06

A Resolução SAA – 06, criada em fevereiro de 2023 aponta que “os produtores rurais poderão emitir e-GTA, via web, nas finalidades liberadas para o perfil do produtor através de login e senha no GEDAVE, desde que atendam os seguintes requisitos: saldo de equídeos, animais identificados individualmente, com vacinas de Influenza válidas e com exames negativos válidos lançados pelo laboratório. Todos estes requisitos deverão constar no Sistema GEDAVE”.

Por Wesley Vieira/Redação Cavalus

Fotos: Freepik

Leia mais notícias aqui.