Secretariat é um dos melhores cavalos de todos os tempos

Entre os destaques de sua carreira, conquistar a Tríplice Coroa depois de 25 anos do feito anterior

Nascido em 30 de março de 1970 e desaparecido em 4 de outubro de 1989, Secretariat é o lendário tríplice coroado do turfe norte-americano. Um dos cavalos mais famosos do mundo sucumbiu a uma laminite. Quando ele venceu três importantes grandes prêmios no mesmo ano, fazia 25 anos que nenhum outro cavalo chegava a esse feito.

Da raça Puro Sangue (Throughbread), Secretariat de fato mudou a história do turfe mundial. Seu pai era Bold Ruler (por Nasrullah) e sua mãe, Somethingroyal (por Princequillo). Foi criado e de propriedade do The Meadow Stables em Doswell, Virginia. E ganhou US$ 1.316.808,00 em sua carreira nas principais raias dos Estados Unidos.

Desse modo, sendo treinado por Lucien Laurin e conduzido por Ron Turcotte, Secretariat ficou ativo por duas temporadas. Em 1972, aos dois anos, foram nove corridas, com sete primeiros lugares e um segundo lugar. No ano seguinte, 12 largadas com nove vitórias e dois segundo lugares.

A saber, entre as vitórias: Sanford Stakes, Hopeful Stakes, Futurity Stakes, Laurel Futurity, Garden State Futurity (1972); Bay Shore Stakes, Gotham Stakes, Arlington Invitational, Marlboro Cup, Man o’ War Stakes, Canadian International (1973).

Especialistas apontam Secretariat como um cavalo acima da média devido ao ângulo de abertura de suas passadas, em 110 graus. Pelo menos cinco graus acima dos melhores cavalos de sua época.

Secretariat é um dos melhores cavalos de todos os tempos
Penny Chenery. Foto: Independence Sentinel

Glória

Sobretudo, foi o ano de 1973 que marcou sua carreira – e sua história – para sempre. Após vencer o Kentucky Derby, Secretariat ganhou também o Preakness Stakes e o Belmont Stakes com marcas recordes.

Além disso, entrou para a lista como o nono cavalo da história a vencer esses três importantes grandes prêmios no mesmo ano. E, dentre tantos fatos que tornaram esse feito memorável, na última prova da Tríplice Coroa Secretariat chegou 31 corpos à frente dos demais.

De pelagem alazã, porteriormente foi campeão americano aos dois anos de idade (1972) e novamente campeão americano aos três anos (1973). Também sagrou-se Cavalo do Ano (1972, 1973). Acima de tudo, está no Hall da Fama de Corrida (1974) e no Kentucky Athletic Hall of Fame (2007).

Penny Chenery (Penny Tweedy) assumiu as cocheiras do The Meadow Stables em 1968 e cuidou de Secretariat e de sua carreira nas pistas. Ela faleceu em 2017 no Colorado após complicações de um Acidente Vascular Cerebral. Estava com 95 anos.

Com a aposentadoria das pistas de Secretariat, ela tornou-se uma embaixadora das corridas PSI. Permanecendo assim mesmo após a morte do campeão, em 1989. No filme, foi interpretada com maestria por Diane Lane.

Capa da Time

Mídia

Quando chegou ao Belmont Stakes em junho de 1973 com a chance de se tornar o primeiro vencedor da Triple Crown em um quarto de século, Secretariat liderou as manchetes da imprensa na América do Norte.

Chamado de ‘The Big Red Horse’ ilustrou, portanto, as capas de revistas esportivas renomadas, como a Time, a Newsweek e a Sports Illustrated. De fato, algo que não tinha acontecido antes. Essa ‘explosão’ na mídia sobre ele estabeleceu, acima de tudo, uma referência interessante ara a cobertura das corridas de cavalos.

Embora o esporte nunca tenha desfrutado tanto do fervor e da expectativa da imprensa quanto Secretariat até esse momento, a mídia do país aprendeu naquele ano como descobrir grandes história sobre um herói das corridas de cavalos.

O filme dos Estúdios Walt Disney – Secretariat – de 2010 é uma das estrelas das telonas até hoje. Principalmente entres os apaixonados por cavalos. A lenda estampou ainda um selo dos correios dos Estados Unidos (1999) e foi personagem da série animada BoJack Horseman (2014 – 2020). Assim como foi enredo de alguns livros.

Assista a corrida do Belmont Stakes:

Fonte: Wikipedia, Secretariat.com, Turfe Online, Deturfe
Foto: Atwork Photography

Veja outras notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário