O evento é de inciativa da Frente Parlamentar em prol ao Agronegócio, com a participação de palestrantes de renome no cenário nacional da Equideocultura

Em novembro do ano passado foi lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Frente Parlamentar em prol ao Agronegócio, coordenada pelo Deputado Adilson Rossi (PSB), com apoio de mais 28 deputados. A inciativa tem como objetivo conectar a ALESP junto às instituições públicas e privadas do setor dos agricultores, pecuaristas e da equinocultura constituindo através desse relacionamento uma rede de propostas de leis, comunicação, pesquisa e inovação de processos e atividades no agronegócio paulista.

Foto: Rural Pecuária

Segundo o Deputado Adilson Rossi, o agronegócio no Brasil é importantíssimo. De acordo com dados da ONU, o país é responsável pela produção de cerca de 40% de todo alimento no mundo e, no Estado de São Paulo, o setor da Equideocultura apresenta altos índices positivos de geração de emprego e renda. São 3.200 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o país e movimento de cerca de 16 bilhões de reais por ano, se caracterizando de forma sustentável e com grande relevância para a sociedade e a economia.

“A Frente Parlamentar em prol do Agronegócio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pode agregar ao complexo agronegócio cavalo no sentido de criar projetos e fomentar ações ligadas ao segmento. Queremos que a sociedade como um todo participe de atividades do legislativo, a princípio com eventos na forma de palestras, seminários e workshops, que levem informação aos interessados na cadeia produtiva do agronegócio cavalo. Apoiar ações sociais, educacionais e de saúde, como por exemplo, o trabalho dos centros de Equoterapia que atuam em São Paulo, bem como, fomentar fóruns de discussão em prol do setor junto ao governo do Estado e em específico na Assembleia Legislativa”.

A Frente tem a assessoria técnica do Centro Nacional de Inovação, Pesquisa e Extensão Rural em Agronegócio – CNIPEA, através do professor Dr. Ubaldino Dantas Machado. Entre a ações dessa iniciativa estão palestras e debates em torno de temas relacionados ao agronegócio. No dia 8 de junho será realizada pela Frente Parlamentar o Seminário ‘A importância do Bem-Estar Animal ao meio social, ambiente, econômico e cultural’, com a presença de palestrantes de renomes na área da Equinocultura Brasileira.

Dra. Claudia Lechonski

Dra. Claudia Lechonski, Médica Veterinária, da Comissão de Equinocultura do CRMV – SP, docente da Universidade de Sorocaba – UNISO, irá abordar o assunto sobre Bem-Estar do Cavalo Atleta. Já o Médico Veterinário, Dr. José Eduardo Alves Lima, assessor de Gabinete da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo – CDA, irá falar sobre o Bem-Estar em Animais de Produção, que são os bovinos, caprinos, ovinos, asininos, aves, entre outros. E ainda a participação de Dra. Juliana do Amaral Moreira Conforti Vaz, auditora fiscal federal agropecuária, do MAPA, irá abordar outro assunto importante nesse meio, às políticas públicas de desenvolvimento agropecuário no contexto de saúde única – CBPA/DPROS.

O Seminário é aberto ao público interessado e será no Auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital, com duração de duas horas (10h às 12h). Para mais informações (11) 3886-6742 / 3886-6758 / gabinete do Deputado Adilson Rossi.

Por Verônica Formigoni

Escreva um comentário