Cavalgar por trilhas em meio a natureza é maravilhoso, mas a gente nunca sabe quando um riacho pode aparecer. Por isso, nossos cavalo precisa estar acostumado com a água,sem medo, senão, você terá que voltar no meio do passeio.
Parece uma tarefa complicada, mas com um pouco de treinamento e paciência, seu parceiro de aventuras estará “craque” em atravessar a água.
Para que ele aprenda a caminhar na água, você precisa primeiro acostumar o cavalo a passar por poças de água antes de tentar um riacho ou algo maior. Use uma pá e a mangueira e faça a sua poça no seu quntal, deixando a mangueira ligada para simular o movimento do rio.
Depois, procure uma trilha com um riacho pequeno, bem raso para ele treinar fora da fazenda. Peça a ajuda de cliclistas para te indicar trilhas com essa característica.
Na hora do primeiro passeio, vá com mais de um cavalo e deixe o experiente liderar o passeio. O novato vai seguir o mais experiente para não ser deixado para trás. Mas, tenha consciência que ele pode hesitar. Isso faz parte, e pode demorar alguns passeios para o cavalo se acostumar com a ideia.
Observe o solo e as margens do riacho ou córrego. Se for rochoso o cavalo pode escorregar e se for pantanoso, ele pode atolar. Confie no instinto dele, não costumam falhar.
A pressa é inimiga da perfeição, por isso tenha paciência e deixe que o cavalo se acostume com o ambiente. Deixe-o parar, cheirar, examinar e até beber a água. Se for o caso, desça do cavalo e ajude-o a relaxar.
Ao entrar na água pela primeira vez, caminhe para frente e para trás algumas vezes, afinal, a prática leva a perfeição!
A primeira vista, a água pode ser assustadora para eles, mas com paciência e persistência ele logo para ter a confiança que precisa.
Por redação Cavalus, com informações da Cowgirls Magazine
Fotos: Reprodução / Pexels
Leia mais notícias aqui.