Shady Apolo Bars, uma lenda da raça em várias gerações

O jornalista, Abdalla Jorge Abib, escreve em sua coluna no Portal Cavalus, sobre a lenda Shady Apolo Bars

Além de se destacar na Apartação, fez história como produtor de inúmeros reprodutores em várias modalidades

Reconhecido como um dos grandes nomes que esteve em pistas brasileiras, o garanhão de pelagem preta Shady Apolo Bars será sempre eternizado pelos quartistas. Nascido em 14/04/1970, esse filho de Ranch Bars e Miss Shady Bars (Johnny Bars), desembarcou em julho de 1974, importado pelo criador Renato Eugênio de Rezende Barbosa, popularmente conhecido no meio quartista como “Tô”, titular da Fazenda Berrante, em Assis (SP). Criatório este que se tornou o segundo mais antigo introdutor da raça Quarto de Milha no Brasil e que o levou, também, em 2019 a ser homenageado Hall da Fama ABQM.

Como atleta, Shady Apolo Bars consagrou-se como campeão Nacional de Apartação, tanto pelas mãos de Jayme de Jesus Rodrigues como de Eloy Medeiros Loureiro, ambos homenageados no Hall da Fama ABQM, respectivamente nos anos de em 2014 e 2015. E por sua boa estrutura morfológica, foi também oito vezes Grande Campeão de Conformação. Porém, seu grande legado foi construído por meio de sua história na reprodução, onde sua genética vem se alastrando por gerações.

Excelente como pai, avô e bisavô

Shady Apolo Bars fez história pela qualidade da sua produção

Desaparecido precocemente em março de 1980, com apenas dez anos de idade, deixou um legado na reprodução que se perpetuou por várias gerações. Como pai teve apenas 13 filhos em campanha nas pistas que totalizaram 304,5 pontos em Três Tambores, Seis Balizas, Cinco Tambores e Maneabilidade e Velocidade; além de Rédeas; Apartação; Laço em Dupla e Laço Individual; e, também, no Julgamento de Conformação e Vaquejada.

Destes produtos, muitos se tornaram comprovadíssimos reprodutores em várias modalidades, como a lenda dos Três Tambores, Shady Leo (Hall da Fama ABQM 2012), além de: Dixie Bar Gold, Oil Apolo, Gold Sonora, Black Shady, Go Man Bars II, Ronald da ER (Hall da Fama ABQM 2016), Silver Apolo Bar.

Já entre as filhas geradas por Shady Apolo Bars, destacam-se as matrizes: Sandy Apolo Bars, produtora da campeoníssima em Apartação Shady Par PH (Hall da Fama ABQM 2016) e de Doc Apolo Shady, campeão Nacional de Rédeas; Cactus Sue Bars, mãe de Jay Apollo Bars, campeão Nacional ABQM e Derby ANCR de Rédeas 1993; Minie Apolo Bars, mãe do fenômeno de Vaquejada Don Diego Bars (Hall da Fama ABQM 2014); e de Maggie Apolo, que gerou Elwilk Apolo CB, outro comprovado reprodutor na Vaquejada; entre tantos outros descendentes que continuam ocupando posições de destaque na raça.

E por todo esse comprovado desempenho, em 2014 ele passou a fazer parte do seleto grupo de importantes exemplares da raça no 4º Hall da Fama ABQM.

Por Abdalla Jorge Abib – jornalista e design gráfico, que atua há 45 anos com experiência e dedicação à agropecuária e ao cavalo Quarto de Milha. Foi editor e produtor da revista oficial da ABQM por mais de 33 anos
E-mail: ajabibeditor@hotmail.com| Instagram: abdallajorgeabib | Facebook: abdallajorgeabib
Crédito da imagem: Foto de arquivo

Veja outras notícias no portal Cavalus