Shagya Arabian é uma raça considera Anglo-Árabe ou meio-sangue Árabe

Foi desenvolvida no Império Austro-Húngaro durante o Século 19 nas regiões de Bábolna, Mezőhegyes, Radautz, Piber e Topolcianky

Originária de regiões da Hungria, a raça Shagya Arabian hoje pode ser encontrada na República Tcheca, Áustria, Romênia, em países da ex-Iugoslávia, Polônia, Alemanha e Hungria. Exportada para outras nações, é criada em todo o mundo.

Um puro-sangue Shagya Arabian hoje tem linhagens que podem ser rastreadas em cidades como Rădăuți, Babolna e Topolcianky. A raça é considerada por alguns como um subtipo do cavalo Árabe. Mas, devido a presença de uma pequena quantidade de criadores não-árabes, outros consideram-na como um anglo-árabe ou um meio-sangue árabe.

meio-sangue Árabe
Estátua de Shagya em Babolna

Um dos principais fundadores da árvore genealógica foi o garanhão Shagya, que tinha ancestrais Kehilan e Siglavy. Nascido na Síria, em 1810, ele era um cavalo mais alto do que a média dos Árabes. Media cerca de 1,59m (62,5 polegadas) de cernelha. Foi usado principalmente para cruzamentos na Babolna, com puro-sangues e éguas árabes.

Muitos dos garanhões árabes que estavam em Babolna foram cruzados com éguas que já possuíam uma grande influência árabe devido à longa ocupação turca da Europa Oriental. Alguns exemplares de Thoroughbreds e Lipizzans também foram usados. Em todos os casos, foram mantidos registros de pedigree meticulosos.

No começo, se referiam à raça como Araberrasse. Indicando a ascendência predominantemente árabe. Mas isso foi mudado após a Segunda Guerra Mundial, quando o nome Shagya Arabian foi instituído. O estudioso sobre cavalos, Dr. Gramazky, preocupava-se que os descendentes não-puros de Shagya se misturassem com os cavalos puro-árabes. Que também eram produzidos na Hungria.

Na época, esse nome foi escolhido porque Shagya estava em praticamente todos os pedigrees como ancestral. Embora muitas outras linhagens de sangue da Arábia também façam parte da raça Shagya.

meio-sangue Árabe
O garanhão árabe puro-sangue Jasir, que aparece em muitos pedigrees de Shagya

Embora os Shagyas não sejam considerados ‘puros’, possuem registro genealógico e um status especial dentro da World Arabian Horse Organzation. Em 1978, a WAHO declarou que o Shagya Arabians criados em Babolna e Topolcianky são puros. Sempre mantendo em alerta para não serem confundidos com o puro-sangue Árabe.

Os Shagyas continuam sendo um grupo de linhagem distinta e geralmente não são aceitos como árabes puros-sangues. De qualquer forma, têm características semelhantes ao Árabes: cauda alta, ossatura forte e excelente resistência. A diferença está na altura, os Shagyas são mais altos e com ossos maiores que os Árabes.

meio-sangue Árabe
Um Shagya Arabian em prova de Salto na França

Sempre foram usados para cavalgadas e atrelados a carruagens. Também serviram à cavalaria e são aptos para Atrelagem, CCE e Enduro. O campeão mundial FEI de Enduro em 2016 era um exemplar Shagya.

Fonte e Fotos: Wikipedia
Na foto de chamada um exemplar Shagya praticamento Adestramento

Deixe um comentário