Geral

Sono: dormir melhor é sinal de montar melhor

Quantas horas de sono você recebe por noite? Você faz do sono uma prioridade?

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2018 revelou que apenas 21% dos americanos recebem as recomendadas sete a oito horas de sono por noite. Dessa forma, um estudo relacionado da National Sleep Foundation revelou que a maioria das pessoas não prioriza o sono e que outros temas como malhação/nutrição, trabalho, vida social e hobbies/interesses pessoais são mais significativos.

Além de comer e respirar, o sono é a fonte mais importante de recuperação em nossas vidas. É um momento crítico que o corpo humano precisa para rejuvenescer. O que acontece quando você está cansado? Pense um momento em que você ou alguém que você conhece dormiu pouco. Alguns desses sintomas, sobretudo, devem ter sido observados:

  • Irritabilidade
  • Mudanças de humor
  • Fadiga e falta de energia
  • Incapacidade de se concentrar
  • Falta de força física
  • Sensação perda de memória
  • Produtividade reduzida em seu trabalho ou atividades diárias
  • Dificuldades de executar habilidades automáticas
  • Lógica e raciocínio comprometidos

Assim, juntamente com os itens acima, a pesquisa mostra que a sonolência é semelhante a estar bêbado. Dessa maneira, dormir inadequadamente exerce uma influência semelhante em nosso cérebro, como beber demais.

Muitos de nós experimentamos esses sintomas de cansaço caso tenhamos poucas horas de sono. No entanto, o que muitos de nós não percebe é que, por nunca conseguir dormir o tempo necessário para o organismo se refazer, o efeito ‘bola de neve’ acontece e pode afetar a forma como você monta.

Já que a privação de sono tem impacto significativo na força física, energia, concentração mental, memória, raciocínio e na capacidade de executar habilidades automáticas.

Como o sono afeta minha equitação?

Certamente, se você optar a ir para uma prova depois de apenas três a quatro horas de sono, ou passar 20 anos dormindo apenas de cinco a seis horas por noite, vai ter a quantidade da sua montaria afetada.

Ao revisar a lista acima, é difícil imaginar uma pessoa tendo uma boa viagem, mesmo que ela tenha apenas um ou dois dos sintomas. Sua conexão com seu cavalo é mental e emocional. Dessa forma, seu cavalo aprende a linguagem corporal e se você não estiver bem mentalmente, a comunicação com ele será difícil e, provavelmente, levará a discussões e frustrações.

Como andar de bicicleta, montar é uma atividade física. Se você está cansado, fraco, com falta de energia, pode ser cansativo manter a posição correta ou manter-se equilibrado. Em outras palavras, você vai ter uma experiência ruim em cima da sela. Durma mais e seja um cavaleiro melhor!

Quando você está montando, precisa estar ciente do ambiente, do movimento e do cavalo, para poder tomar decisões espontâneas e reagir de acordo. Para ter certeza de que você está alerta e pronto, é necessário começar a priorizar o sono e tomar medidas para garantir que você esteja recebendo a quantidade certa de sono por noite.

Por Barbra Schulte/The American Quarter Horse Journal
Fonte: AQHA Digital Media Team
Crédito da foto: Divulgação/AQHA

Confira outras Dicas no portal Cavalus