Split Timing: sistema de alta tecnologia contribui no desempenho nas provas de Três Tambores

De forma inédita no país, a Equs Performance apresenta o sistema Split Timing, tecnologia inovadora que ajuda no ganho expressivo de performance dos animais e competidores

Lançado na IV Copa Avaré de Três e Seis Balizas, o sistema inovador Split Timing, da Equs Performance, realiza a medição de sete tempos parciais nas retas e viradores. Com uma análise completa de cada competidor, o sistema contribui para uma busca constante pelo melhor desempenho possível.

Com o sistema de medições desenvolvido nos EUA e o sistema de informações desenvolvido no Brasil, a plataforma permite fazer comparativos entre animais e competidores de várias formas com informações relevantes para o ganho de performance nas competições.

Ricardo Fanton, idealizador do sistema, que é também competidor de Três Tambores há mais de 40 anos e criador de Quarto de Milha, comenta que a ideia surgiu da necessidade de buscar novas tecnologias para dentro das pistas, melhorando a avaliação e o desempenho dos animais e competidores.

“O desenvolvimento foi pensado na avaliação dos cavalos em prova, entretanto, agora vai além da avaliação do animal em pista. Algumas pessoas já iniciaram os comparativos das genéticas versus o desempenho medido dos animais. É um sistema que tem muito a contribuir nesse meio”, destaca.

No período de 10 a 12 de junho deste ano, em conjunto com a Rodeioplay, a Equs Performance realizou de forma inédita a primeira transmissão ao vivo do Brasil de uma prova de Três Tambores com telemetria em tempo real. “Até mesmo assistir as competições em casa será diferente daqui para frente”, comenta

Split Timing
Plataforma permite fazer comparativos entre animais e competidores
Split Timing
Medição é feita dos sete tempos parciais nas retas e viradores

Funcionamento Split Timing

O Split Timing consiste na medição dos tempos em sete parciais separadas, sendo retas e viradores. O competidor saberá seu tempo em cada reta do percurso e em cada virador, terá várias opções de avaliação por setores e poderá compará-lo aos demais animais.

Com isso, cria-se a possibilidade de entender melhor os pontos fortes e fracos do seu animal e trabalhar cada um deles atingindo um ganho expressivo nos seus resultados. Além disso, é possível cruzar dados de diferentes animais, categorias e cavaleiros, tornando simples e eficaz a busca por informações no sistema.

As medições podem ser consultadas online pelo site da Equs Perfomance e durante as transmissões ao vivo das competições, diretamente da plataforma online da empresa, como também pelo site oficial de cada evento.

Inicialmente, o Split Timing vem sendo utilizado em competições de Três Tambores, entretanto, em breve estará apto para outras modalidades de velocidade. Por fim, vale destacar que o sistema já possui mais de 20 eventos agendados para este ano.

INFORME PUBLICITÁRIO

Colaboração: Heloísa Alves
Crédito e legenda da foto em destaque: Copa Haras NSG/Daniela Venturini

Veja mais notícias no portal Cavalus