Neste artigo, Katharina Metzler dá dicas valiosas para quem deseja se lançar nesta aventura e também fala sobre curiosidades
Quantos de nós já tentamos desenhar cavalos?
Que seja a óleo, aquarela, grafite, etc.
É tarefa dificílima. As proporções são difíceis de colocar no papel e a expressão nem se fale.
O cavalo precisa ter expressão, ter vida!
Fiquei interessada e experimentei minhas habilidades artísticas quando achei estas dicas de como proceder.
Vou compartilhar com vocês minha arte, mas com certeza preciso melhorar muito…
Se vocês fizerem seus experimentos e desenharem cavalos, por favor, compartilhem comigo e poderemos publicar sua arte. Seria super legal!
Envio aqui, além das dicas de como proceder na tentativa de desenhar cavalos, três pinturas de um colega meu, que pinta os cavalos mais expressivos que conheço.
Não quero fazer propaganda dele aqui, mas vale à pena apreciarem. Tudo tem vida, tudo tem movimento.
Se você pretende desenhar um determinado cavalo, baseando-se em uma foto e se utilizando das dicas aqui apresentadas, certifique-se que nesta foto o cavalo esteja em uma boa posição e proporções.
Por vezes fotos tiradas por amadores não mostram o cavalo em seu melhor ângulo, distorcendo as proporções: cabeça enorme em relação ao corpo, garupa pequena, parecendo muito gordo ou muito magro, patas em má posição parecendo desequilibrado, etc.
Não se iluda, também fotos boas são difíceis de tirar. Fotos ficam melhores, quando não tiradas de muito perto.
É melhor se afastar um pouco e aproximar o cavalo no zoom da máquina fotográfica ou celular. Basicamente a regra é a câmera estar na linha da altura da cernelha.
Cavalos muito magrinhos fotografe de uma posição mais baixa. Ao contrário, os gordinhos de posição mais acima. No cavalo parado em ângulo de 45°, olhando pela máquina/celular, veja que as 4 patas tenham a mesma distancia em si (o vão entre elas).
No cavalo de perfil, veja que as patas dianteira e trazeira do seu lado (em azul), estejam mais afastadas entre si, que as do lado oposto (em vermelho).
Se tiverem dúvidas, sintam-se à vontade para ligar ou escrever, estou aqui…
Fiquem ligados, pois em breve compartilharei mais curiosidades e informações com vocês.
Por Katharina Metzler
Zootecnista, Psicopedagoga, Treinadora de cavalos, cavaleiros e terapeutas, Equoterapia e Assessorias. Contato: WhatsApp e Tel: (14)9.8111.1110 | e-mail: kati22@ig.com.br.
Fotos: Cedidas