Tipos de rédeas: você conhece todos?

Só para não deixar dúvidas: rédea é a correia presa à embocadura do cavalo na qual o cavaleiro segura as mãos para controlar a boca do animal

Acessório indispensável para montar, especialmente em cavalgadas e esportes equestres, nós sabemos que, antes de mais nada, existem vários tipos de rédeas. Você conhece todos? Por isso, vamos falar sobre alguns desses tipos nesse artigo.

Só para não deixar dúvidas: rédeas são a correia presa à embocadura do cavalo na qual o cavaleiro segura as mãos para controlar a boca dele
Romal

Romal

O romal ganhou popularidade ao longo dos anos, especialmente em eventos de Working Cow Horse. São, principalmente, de couro cru trançado. As pontas de cada lado do freio se encontram em um ponto que viram uma só (o cabo).

O cavaleiro, então, segura as duas rédeas com uma das mãos nesse ponto único. Detalhe, polegar tem que estar para cima. Suavidade de boca é uma marca dos cavalos conduzidos com romal. Reagem, portanto, suavemente aos movimentos da mão. O romal tem mais ‘alavancagem’ se comparado à rédeas abertas.

Só para não deixar dúvidas: rédeas são a correia presa à embocadura do cavalo na qual o cavaleiro segura as mãos para controlar a boca dele
Rédea Aberta (Split)

Rédeas Abertas

A rédea aberta é o equipamento clássico do mundo Western. Normalmente feita de couro e é possível ao cavaleiro segurá-la com uma ou duas mãos. Cada rédea fica presa de um lado da embocadura e as pontas não se prendem uma na outra em ponto algum. Encontradas em vários pesos e comprimentos. Além disso, são as mais versáteis entre os tipos de rédeas.

Rédeas de laço

Rédeas de laço

A rédea de laço consiste em uma só correia conectada a cada ponta de um lado da embocadura. Chamadas assim pois são comumente usadas nesta modalidade. Elas facilitam a prática do laço, já que há menos probabilidade de perdê-las. Elas não se arrastam no chão, por isso sujam menos.

As rédeas de laço vêm em vários comprimentos e são utilizadas em vários eventos de rodeio. Por exemplo, algumas podem ser encontradas com nós para tornar mais fácil para os cavaleiros segurar a rédea na altura necessária para virar no tambor.

Mecate

Mecate

As rédeas do ‘mecate’ são outro tipo de equipamento em laço conectadas, feitas de crina de cavalo ou náilon. Usadas, normalmente, com hackamores ou bridão. Antes de usar as rédeas Mecate, você precisa aprender a amarrar as rédeas corretamente ao seu hackamore ou bridão.

Depois de amarrado corretamente, deve haver rédea suficiente para usar como cabo ou para amarrar à sela durante a condução. Semelhante ao romal, elas se originam dos vaqueiros espanhóis.

Por Equipe Cavalus
Fonte: Cowgirl Magazine
Colaboração: Plusoneadnahalf
Crédito das fotos: Divulgação/AQHA e Art of the Cowgirl

Confira outras Dicas no portal Cavalus