Dos dias 23 de outubro a 1º de novembro de 2020, aconteceu o 43º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, o 41º Potro do Futuro, 6º Derby & 3º Juvenil do Quarto de Milha de Três Tambores, organizado pela Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha – ABQM.
Em decorrência do Coronavírus (Covid-19), os eventos deste ano seguiram, portanto, alguns protocolos de prevenção. Assim, as provas de maneabilidade e velocidade aconteceram no Haras Raphaela, na cidade de Tietê/SP. Dessa forma, o destaque fica para os Três Tambores, modalidade responsável, junto com as provas de Laço, pelo maior número de inscrições nos eventos.
Metodologia
Antes de mais nada, para o banco de dados foram utilizados as tabelas da Ordem de Entrada, disponibilizadas pelo Sistema de Esporte da ABQM em seu site. Foram utilizados, sobretudo, as ordens de entrada da modalidade Três Tambores dos seguintes eventos:
- 43º Campeonato Nacional do Quarto de Milha: 2194 inscrições;
- 41º Potro do Futuro: 593 inscrições;
- 6º Derby do Quarto de Milha: 205 inscrições;
- 3º Juvenil do Quarto de Milha: 78 inscrições.
Não é interesse desta pesquisa utilizar as divisões de categorias, mas sim a totalidade das informações: 3070 inscrições. Nesse sentido, do total de inscrições, foram categorizados em competidor, estado, cidade e filiação (reprodutor e reprodutora) do animal.
Estado
Dos 26 Estados do país e um Distrito Federal, 15 estados e o distrito federal foram representados nos eventos de Três Tambores. Primeiramente, destaque para o estado de São Paulo, responsável por 65% das inscrições. Em seguida, o estado do Paraná com 12%; Rio de Janeiro com 9% dos participantes.
Municípios
Dos municípios, 174 inscrições são da cidade de São Paulo (5,6%), seguido por Bauru com 111 inscrições e Campos dos Goytacazes com 80 inscrições. Ademais, a informação da cidade do competidor pode encontrar algumas divergências, referente a não atualização das informações junto à ABQM.
Por exemplo, competidores profissionais que trabalham em um haras, mas que os dados de sua cidade são de onde moravam ou de onde nasceram. Como o caso do Sidney Pereira da Silva Junior, que hoje mora em Avaré/SP, mas que na Ordem de Entrada aparece pertencendo a cidade de Nova Odessa/SP. Ou do Décio Talon com seu centro de treinamento em Bauru, mas que no cadastro aparece pertencendo a cidade de Salto/SP.
Competidores
Como resultado, na análise dos competidores, os que mais possuem inscrições são os profissionais. Sidney Pereira da Silva Junior aparece com 37 inscrições, seguido do Nivaldo Almeida da Silva com 32 inscrições e Bruno Bretas Neves com 25 inscrições.
Estes números podem refletir (mais abaixo) para subir no pódio, visto que quanto maior o número de animais inscritos, conciliada com a qualidade técnica do competidor, maior a chance de pódio.
Filiação
A filiação consiste nos pais do animal inscrito. Ou seja, entram na categoria reprodutor e reprodutora. Neste caso os pais com o maior número de filhos inscritos nas provas de Três Tambores.
Do mesmo modo que mencionado no item competidores, quanto maior o número de inscritos, maior a possibilidade de subir no pódio. Porém, genética e quem é o competidor contribuem demais, mas não vence campeonato.
- REPRODUTORES
Dos reprodutores, El Shady Zorrero é pai de 7,23% dos animais inscritos. Em segundo lugar vem Aim Ta Fame, com 6,97%. Dash Ta Fame aparece em terceiro lugar com 6,32%. Os três reprodutores com maior número de filhos inscritos, somados, são 20% de todos os eventos.
Só para ilustrar, os 15 reprodutores no ranking de Três Tambores da ABQM, se somados, dão 53% de filhos inscritos em todos os eventos. Dessa forma, das 3070 inscrições, 1600 são filhos desse grupo de 15 reprodutores.
- REPRODUTORAS
Nas reprodutoras, os números são mais homogêneos. Portanto, dos descendentes de Miss Fortunes Fool foram feitas 41 inscrições nos eventos desse ano. Logo depois vem Belle Sana Lince, com 34 animais inscritos. E em terceiro lugar está Kirk Times Leo HPF, 16 animais inscritos.
Miss Fortunes Fool e Belle Sana Lince são as únicas reprodutoras acima de 1% de representatividade em filhos inscritos nas competições.
Quem subiu ao pódio nos Três Tambores 1
Afinal, quem subiu no pódio? Para os dados apresentados foram utilizadas as planilhas de resultados que constam no Sistema de Esporte da ABQM – SEQM. Todavia, só foram contabilizados quem subiu no pódio (1º, 2º e 3º colocados).
Assim, a metodologia seguiu o mesmo parâmetro anterior, sobre a totalidade, sem divisão de classe ou categorias. Profissionais, amadores, jovens, paratambor, principiantes, animais castrados, etc, todos foram contabilizados.
Eventualmente, ao todo foram 162 pódios. Ademais, vale ressaltar que no Paratambor – Handcap 1 houve um pódio (1º colocados). Enquanto que no Paratambor – Handcap 3, dois pódios (1º e 2º colocados). Todas as outras categorias e classes tiveram três pódios (1º, 2º e 3º colocados).
- ANIMAL
O animal que mais vezes subiu ao pódio foi Olaf Famefire OFV sob a sela de Jhennyfer Oselame. A dupla subiu ao pódio seis vezes. O segundo lugar ficou para Fiftycent HDC e XX Alonso Red Leo, quatro idas ao pódio.
Olaf Famefire OFV, macho castrado, geração 2016, filho de Fire Water Ta Fame com Esparta Fame Leo. De propriedade de Jhennyfer Oselame, de Campo Mourão/PR, criador Marli Aparecida Jacometto Faria.
- COMPETIDOR
Sidney Pereira da Silva Junior foi o competidor que mais subiu no pódio, 11 vezes (6x 1º col., 2x 2º col. e 3x 3º col.). A maioria delas a montando Natovas Zoom Red EM e Game boy EK.
Na segunda colocação ficou Jhennyfer Oselame, com seis pódios, todas eles montando Olaf Famefire OFV. Aliás, Jhennyfer tem um índice de aproveitamento de 100%, já que subiu ao pódio em todas as categorias que participou. Em terceiro lugar nessa análise Octávio Augusto Faria, com quatro pódios.
Quem subiu ao pódio nos Três Tambores 2
- REPRODUTOR
Os filhos de Aim Ta Fame subiram no pódio 17 vezes. Destaque para Fly Apollo Bull Fame, três pódios. Uma curiosidade: Aim Ta Fame em cruzamento com éguas do Haras ST foram ao pódio por sete vezes. Seria o Magic Cross com o Shady Leo?
Na segunda colocação vem Designer Red, com 12 filhos nos pódios, seguido de Mr Ta Fame, com oito filhos.
- REPRODUTORAS
Na primeira colocação aparece Esparta Fame Leo, com oito filhos no pódio. Dentre eles, seis vezes com Olaf Famefire OFV e Jhennyfer Oselame. Esparta é filha de Fishers Fly e ST Traveler, de criação e propriedade de Marli Aparecida Jacometto Faria.
Na segunda colocação está BF Bella Serra com quatro filhas no pódio. Todas elas filhas de Fiftycent HDC em pai Dragster Deck ZO. Bella Serra é égua importada, filha de Dash Ta Fame e Missy Yupon, de propriedade de Ricardo David Miante.
A segunda colocação desse item tem Metalica Moon HJS, mãe de XX Alonso Red Leo, no cruzamento com Designer Leo. Metalica é filha de Moon Feature Bug e Bima Point, de propriedade de Wagner Xavier Ribeiro.
Quem subiu ao pódio nos Três Tambores 3
- PROPRIETÁRIO
Como proprietário o Haras Raphaela, que também sediou os eventos, e sua dupla Caroline e Louise Rugolo subiram seis vezes ao pódio. Destas, apenas um animal é de criação do haras: Gorgeous Fame HR.
Jhennyfer Oselame e Olaf Famefire OFV aparecem em segundo lugar entre Aberta e Castrado. Na terceira colocação Wagner Xavier Ribeiro, com XX Alonso Red Leo e com Three FireWater ZD. Este último filho de Tres Seis e Slash Trouble ZD, criação de Paulo Dedemo, do Haras ZD.
- CRIADOR
Por 12 vezes animais da criação de Marli Aparecida Jacometto Faria subiram ao pódio nesses eventos de Três Tambores. Metade deles (6 vezes), os títulos de Olaf Famefire OFV. Por oito vezes subiu ao podia com a reprodutora Esparta Fame Leo, seja com Fire Water Ta Fame ou com Osiris Jay Bee Dee.
Na segunda colocação Eduardo Kucinski, do Haras Two Brothers, principalmente com filhos do Aim Ta Fame (10 vezes) e um pódio com Shady King Times EK. Na terceira posição está Márcio Matheus Tolentino, com oito pódios, destaque para ST Dashin Leo, reprodutor filho de Dash TaFame e ST Cajuina. Assim como os pódios do Haras ST foram de filhos das reprodutoras de sua criação: ST Bridge, ST Sugarobby, ST Tapioca e ST Analeo.
Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano
Crédito da foto de chamada: Divulgação ABQM/Hugo Lemes
Veja outras notícias no portal Cavalus