Em nova sede, os Jogos Equestres Mundiais já faz contagem regressiva e os brasileiros se preparam para conseguir vagas nessa importante competição
Por tradição, os World Equestrian Games sempre foram realizados em cidades da Europa desde 1990. Até que em 2010, a sede foi Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos. Para 2018, uma nova edição fora do continente europeu está programada. A cidade de Mill Spring, Polk County, na Carolina do Norte, no Tryon International Equestrian Center, aguarda para receber os milhares de apaixonados por cavalos no mundo e os melhores competidores nas modalidades FEI, de 11 e 23 de setembro de 2018.
Os Jogos Equestres Mundiais acontecem de quatro em quatro anos com disputas de Salto, Volteio, Concurso Completo de Equitação, Adestramento, Atrelagem, Enduro, Paraquestre e Rédeas. O Brasil manda equipes em todas as classes e a expectativa é grande. Todos os esportes realizam seletivas para definir os times que representarão as cores da bandeira verde e amarela.
Tryon International Equestrian Center.Foto: tryon2018.com
O Tryon International Equestrian Center tem uma área de mais de seis milhões de metros quadrados, com 1,2 mil cocheiras permanentes, 12 picadeiros incluindo uma arena internacional iluminada com capacidade para 12 mil pessoas e área VIP para 1,5 mil, além de uma arena coberta com cinco mil lugares sentados. Tyron tem potencial para ser o maior evento esportivo na história Carolina do Norte, com mais de 400 milhões de dólares de impacto econômico projetado e 500 mil espectadores ao longo de 14 dias.
A última edição, em 2014, foi realizada na Normandia (França), onde foram registrados mais de 500 mil espectadores e um impacto de 358 milhões de euros na economia francesa.
Ano passado, de forma inédita, a sede foi trocada. Incialmente, Bromont, Quebec, Canadá, um centro equestre conhecido, ganhou os direitos de sediar o WEG 2018. Mesmo sendo administrado pela Federação Equestre Internacional – FEI é um empreendimento que precisa de muito apoio financeiro advindo da cidade sede.
Tryon International Equestrian Center.Foto: tryon2018.com
É um evento que exige infraestrutura para oito diferentes modalidades e todos os cavalos, atletas, espectadores e estandes, e ainda público de todo o mundo. O custo geral é muito alto e comissão organizadora de Bromont se declarou incapaz de assegurar o financiamento necessário.
A época houve uma especulação de levar o evento para Lexington, Kentucky, assim como em 2010, ou para Wellington, Florida, outra cidade com um extenso parque equestre. Mas foi a Carolina do Norte que venceu.
A preparação está a todo vapor. Acompanhe: https://tryon2018.com/