O cavalo de competição perfeito provavelmente não existe, mas há muitos cavalos bons e que podem se encaixar com o seu nível de equitação
Cavaleiros experientes sabem que não há cavalo perfeito. No entanto, há um acordo sobre os elementos básicos de um bom cavalo. Para um comprador e proprietário de nível 1 , ou seja, principiante, que estão começando em alguma modalidade, um bom cavalo é: um cavalo com uma personalidade agradável e disposto, que tem a maturidade de ser paciente com sua inexperiência, é seguro de estar por perto e tem a conformação e o treinamento necessários para atender às suas necessidades.
Podemos analisar com mais detalhe essa definição e te ajudar um pouco. Alguns cavalos são muito experientes, mas de personalidade mais forte, atitude, já sabem o que devem executar. É preciso um cavaleiro mais qualificado para montá-lo. Uma ‘personalidade agradável e disposta’ significa que o cavalo irá realizar os movimentos de bom grado quando você solicitar perguntar e tentará entender suas sugestões.
Um cavalo maduro já passou por muitas situações com muitos tipos de estímulos. Ele é mais lento para reagir de forma defensiva ou inadequada, o que é mais seguro para você. Ele deveria ter experiência tanto dentro como fora de uma arena. Ele deveria ter sido exposto a outros cavalos, clima e teve muitas outras experiências. A idade não determina a maturidade, a experiência sim.
Cavalos com vícios sérios não são escolhas aceitáveis para cavaleiros iniciantes. Morder, chutar, empinar ou puxar para trás quando amarrado são problemas que podem resultar em ferimentos graves. Os iniciantes não têm a experiência para lidar com esses tipos de vícios.
Conformação é como uma avaliação física. Depois de decidir sobre o seu interesse pela equitação, um veterinário pode ajudá-lo a determinar se um cavalo específico tem a densidade óssea, massa muscular e outros traços físicos para fazer o trabalho proposto pela modalidade que você escolheu. Quanto mais experiência você ganha, mais pode flexibilizar essa definição. Com mais experiência, você pode gerenciar com segurança um cavalo menos experiente, um cavalo com menos treinamento ou um cavalo que tenha comportamentos ou peculiaridades de personalidade.
O cavalo que você escolher deve ter o treinamento e as habilidades necessárias para realizar a modalidade que definiu para seguir ou atividade, satisfatoriamente. Seja honesto consigo mesmo em relação ao seu nível de experiência. Sua segurança e a solidez do cavalo são suas primeiras considerações ao escolher um bom cavalo.
Por Luciana Omena
Fonte: Gerrie Barnes/AQHA