Uma pequena introdução ao Ranch Pleasure

O mundo das modalidades western é muito mais vasto do que conhecemos aqui no Brasil

Western Pleasure é uma modalidade praticada pelos brasileiros. Apesar de pouco difundida por aqui, é uma das modalidades com o maior número de adeptos nos Estados Unidos, com provas que chegam a registrar mais de 200 inscrições. Tal fato deve-se aos benefícios que o esporte proporciona aos seus praticantes, seja o cavaleiro ou o cavalo. Aos poucos, as modalidades mais clássicas, digamos assim, estão migrando para o jeito western de ser. Como é o caso do Ranch Pleasure.

Se você estiver nesse meio de provas, é provável que já tenha ouvido falar da classe conhecida como Ranch Pleasure – prazer de fazenda. Mas se estiver um pouco confuso, perguntando-se o que é essa modalidade, continue lendo esse texto. Ainda relativamente novo, o Ranch Pleasure é conhecido por ser de baixa manutenção, tornando-o altamente atraente para aqueles atletas que gostam de se afastar das provas ‘chamativas’, ‘vistosas’, como o Western Pleasure.

No Ranch Pleasure, os conjuntos entram na pista um por vez, recebendo um padrão de movimentos a serem seguidos. São avaliadas as manobras desse padrão, mas os juízes não buscam apenas a mobilidade perfeita, mas também observam a atitude do cavalo. É importante montar o padrão corretamente, mas também ter um certo nível de finesse. Os cavalos devem se mover da mesma forma como se estivessem nos trabalhos do rancho. Atividades do dia a dia de um rancho, em movimentos suaves e finos, com postura e padrão.

Algo também que diferencia da modalidade co-irmã é a vestimenta. Os competidores estão vestidos como cowgirls ou cowboys que trabalham em ranchos, quanto mais autênticos melhor. Chapéu, camisa, cinto, bota e jeans estão entre as peças mais usadas pelos vaqueiros rancheiros. Se interessou? Fale com seu treinador. Expandir o leque de possibilidades, mesmo que ainda não tenhamos essa categoria no Brasil, é interessante. Abre a mente, muda o treinamento do cavalo e ainda sua postura como cavaleiro. Pense nisso! Se tiver oportunidade de ir a provas da AQHA, APHA ou Congress, nos Estados Unidos, verá o esporte de perto.

Por Luciana Omena
Fonte: Cowgirl Magazine

Deixe um comentário