Universidade do Cavalo: O que fazer com cavalos que empacam?

A dificuldade de contornar esse problema entristece muita gente

Sabe aquele cavalo, que é muito manso, ótimo de montar, mas quando vai sair da cocheira empaca? Ou quando vai a algum lugar que não está acostumado, também empaca. Enfim, inúmeras podem ser as situações em que pessoas lidam com cavalos que empacam. Como resolver esse problema?

Primeiro, precisamos entender porque um cavalo empaca. A resposta pode ser meio obvia: ele não está com vontade de ir para onde você está querendo levá-lo. Não quer sair da zona de conforto dele. É normal um cavalo empacar para sair da cocheira, ou do lugar que ele toma banho, come ou fica solto.

Muitas pessoas já devem ter passado por essa experiência. De ter tremenda dificuldade para tirar um cavalo da cocheira por exemplo, mas nenhuma para fazer com que ele volte para lá. O problema é que isso pode virar um vício. É normal que eles gostem de ficar onde se sentem seguros, mas não podemos deixar que vire um problema maior.

Entre outros motivos, ter dificuldade de movimentar seu cavalo de lugar pode fazer com que você perca o prazer de montá-lo. Então, o que fazer? Uma dica para quando seu cavalo empaca logo depois de montado, é pedir ajuda para alguém te puxar alguns metros até um ponto. Quando ele resolver andar por si só, você o agrada. E vai fazendo dessa forma até ele entender que tudo bem.

Você pode também mudar o lugar em que sempre monta antes de sair. Arruma tudo, põe a sela e não monta. Puxa para outro local mais longe, muda de local, para depois montar. O cavalo pode empacar também quando está em um local estranho. Para amenizar isso, você precisa achar soluções. Por exemplo, deixar confortável aquele local em que ele assustou com alguma coisa.

É normal que seu cavalo assuste, mas você precisa transformar isso em solução. A dica é sempre que ele empacar por se assustar, tenha paciência, desmonte, mostre para ele que o que ele está com medo não é tão assustador assim. Deixe que ele se acostume com o que faz ele se assustar. Como podemos observar, é sempre necessário paciência.

Corrigir problemas como esses requer tempo e paciência. Seja você parte da solução e não do problema. Não potencialize os problemas se aborrecendo e usando corretivos bruscos quando se cavalo não reage como vocês gostaria. Use a cabeça e não a emoção. Ache o espaço para mostrar ao seu cavalo que ele está seguro e pode confiar em você!

Por Aluisio Marins
Médico Veterinário e reitor da UC, instruindo cavaleiros a mais de 20 anos
Foto: EquiSearch

Deixe um comentário