Geral

Você sabe como nasceu a AQHA?

Conheça a história da American Quarter Horse Association

Já ouviu várias vezes a gente falando da AQHA aqui no portal, não é mesmo? Mas você sabe como tudo começou? A American Quarter Horse Association vem, desde 1940, preparando o caminho para cavaleiros e cavaleiras se unirem em prol do avanço da raça Quarto de Milha.

Do começo humilde ao recorde de exemplares nos tempos atuais. Dessa forma, a AQHA cresceu e se tornou a maior associação de raças do mundo. E tudo começou em 15 de março de 1940.

Nessa data houve, portanto, a primeira Convenção oficial da Associação, realizada em Fort Worth, Texas. Os entusiastas se reuniram no Fort Worth Club, durante a Southwestern Exposition and Fat Stock Show – agora chamada de Fort Worth Livestock Show and Rodeo.

Quem tomou a frente de tudo foi Bob Denhardt, reunindo 75 criadores e proprietários motivados, a fim de inaugurar a associação e designar acionistas. De acordo com o site oficial, na época, esses acionistas eram os principais tomadores de decisão da entidade e de seus empreendimentos.

Em março de 1941, Wimpy, garanhão King Ranch, tornou-se o primeiro cavalo registrado da AQHA. A história conta ainda que a Associação nomeou Clabber o primeiro campeão mundial de corrida de cavalos em 1940-41. Nesse meio tempo, a Associação realizou sua primeira corrida, em 1947, no Hollywood Park, hoje Ruidoso Downs.

Em 1948, a AQHA publicou a primeira edição do The Quarter Horse Journal. Desse modo, vivendo um momento positivo, durante a Convenção de 1950, por votação unânime, a AQHA tornou-se uma organização controlada por seus membros, aberta ao mundo.

Conforme a história da própria entidade, esse foi o fato – além dos cavalos serem versáteis e habilidosos – que permitiu o crescimento para atingir o status de hoje. Para ver dados históricos, clique aqui.

Crédito da foto: Divulgação/AQHA

Veja outras notícias no portal Cavalus