Will Rogers, uma das personalidades mais celebradas do mundo do cavalo

Um dos maiores locais de provas do mundo leva seu nome: Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas

Will Rogers
Will Rogers em 1900

William Penn Adair Rogers nasceu dia 4 de novembro de 1879, nos Estados Unidos. Foi ator, atuou no vaudeville – um gênero teatral de entretenimento criado na França -, humorista, colunista de jornal, comentarista e cowboy. Ele era um cidadão Cherokee, nascido na Cherokee Nation of Oklahoma, um território indígena.

Ficou conhecido como ‘Filho Favorito de Oklahoma’ por sua família ser proeminente na tribo Cherokee. Como entertainer e humorista, ele viajou pelo mundo, fez 71 filmes (desses, 50 no cinema mudo), escreveu mais de quatro mil colunas jornalísticas. Em meados da década de 1930, Rogers era muito popular nos Estados Unidos.

Foi responsável pelo sucesso de Ziegfeld Follies, uma série de elaboradas produções de teatro na Broadway em Nova York, de 1907 a 1931. E foi esse ato que o levou ao seu primeiro filme no cinema. Sua coluna no jornal e suas aparições no rádio aumentaram sua visibilidade e popularidade.

Rogers fez campanha pela expansão da aviação e forneceu aos americanos relatos em primeira mão de suas viagens pelo mundo. Sua forma irreverente e engraçada de contar as histórias permitiu que ele zombasse de gângsteres, políticos, programas governamentais e uma série de outros tópicos controversos, de uma forma que era apreciada por todos, sem ofensas.

Will Rogers
Rogers em pé na asa de um hidroavião pertencente ao famoso pioneiro da aviação Wiley Post ,
horas antes de seu acidente fatal em 15 de agosto de 1935

Ele sempre dizia: “Quando eu morrer, meu epitáfio, ou o que você chama esses sinais em lápides, vai ter: ‘Eu brinquei a respeito de todos os homens de destaque do meu tempo, mas nunca conheci um homem que eu não tenha gostado’. Estou tão orgulhoso dessa frase, que mal posso esperar para morrer para que ela possa ser esculpida”.

Will Rogers
Uma estátua de Rogers montando
seu cavalo Soapsuds
no campus da Texas Tech

Mesmo não sendo de carreira, tornou-se um líder político e a mais bem paga das estrelas de cinema de Hollywood da época. Morreu em 1935 junto com o aviador Wiley Post, quando seu pequeno avião caiu no norte do Alasca.

O local de seu nascimento, a casa de seus pais, era o Dog Iron Ranch. Foi o caçula de oito filhos. Seu nome como líder dos Cherokees foi Coronel William Penn Adair. Viu apenas três de seus irmãos sobreviveram até a idade adulta. Seu pai, Clement, foi líder na nação Cherokee. Advogado e juiz cherokee, ele era um veterano da Confederação.

Sempre estudioso, Rogers era ávido leitor de jornais, mas sempre se interessou muito por cavalos e cowboys. Aprendeu a laçar. Antes de ser ator de cinema famoso, ele começou a vida procurando trabalho como cowboy. Foi parar na Argentina, depois de ter trabalhado por alguns anos no rancho dos pais.

Aos 22 anos, em 1901, tentou viver como um legítimo trabalhador gaúcho argentino, tentando se tornar proprietário de rancho. Perdeu todo seu dinheiro e resolveu mudar-se para a África do Sul. Aceitou um emprego com cavalos para o Exército Britânico. Depois, foi contratado para trabalhar na fazenda de James Piccione.

Will Rogers
Vitral no Will Rogers Memorial em Claremore, representando os muitos e diversos papéis que Rogers preencheu em sua vida

Como sabia laçar e montar, entrou para a Texas Jack’s Wild West Circus, uma companhia que fazia shows de Velho Oeste na África do Sul. Sua próxima parada foi a Austrália, onde continuou atuando como performer em shows do mesmo gênero. Voltou para os Estados Unidos em 1904 e passou a testar suas habilidades no vaudeville.

Will Rogers
A estrela de Will Rogers na Calçada da Fama de Hollywood

Em 1908, Rogers casou-se com Betty Blake (1879-1944), e o casal teve quatro filhos: Will Rogers Jr, Mary Amelia, James Blake e Fred Stone Will Jr. Muitos locais, após sua morte, fizeram homenagem a ele: Will Rogers Memorial Museum, em Claremore, Oklahoma, perto do seu rancho; Will Rogers World Airport; Will Rogers Turnpike, uma autoestrada na divisa de Tulsa.

Will Rogers
Will Rogers Memorial Center

Escolas também levam seu nome, e alguns memorias na Califórnia também. O mais conhecido pelos amantes do cavalo é o Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas. Foi construído em 1936 e tem um mural, um busto e uma estátua em tamanho real de Will Rogers.

Will Rogers
A pista principal do Will Rogers Memorial Center

O Will Rogers Memorial Center é um local que tem 85 acres (cerca de 343 mil metros quadrados), dedicado a eventos, especialmente da indústria equina. O importante Fort Worth Stock Show e Rodeo é realizado lá, assim como o NCHA Futurity, por exemplo, e outras grandes provas de Apartação e da raça Paint Horse.

Fonte e Fotos: Wikipedia

 

 

Deixe um comentário