A prática da Yoga permite interações mais harmoniosas com os cavalos pois trabalha, entre tantas coisas, o senso de presença e relaxamento

Yoga significa união. Equitação, tem muito a ver com a união entre cavalo e cavaleiro. Yoga inclui posturas físicas e exercícios de respiração e meditação. Um dos propósitos da pratica é aquietar a mente e alcançar o somadhi, ou um estado de bem-aventurança, felicidade e paz. A chave para isso é a harmonia, e a união com seu cavalo encontra-se na prática da yoga.

Yoga não se trata apenas de exercícios físicos, mas sim de uma jornada consigo mesmo para quebrar barreiras e aquietar a mente. Se você se aproximar do seu cavalo mais centrado, ele terá mais confiança em você como líder, o que traduzira em interações mais harmoniosas.

Listamos três maneiras que mostram como praticar yoga que podem ajudar na sua equitação e na sua relação com seu cavalo.

Presença
Cavalos estão sempre presentes no momento. A mente dos humanos tende sempre a vagar em meio a diversos pensamentos, sejam eles acontecimentos passados ou preocupações com o futuro. Cavalos vivem apenas o momento presente e nossas interações com eles são mais agraveis e produtivas quando nós também focamos no que estamos de fato vivendo.

Praticar yoga permite que você deixe ir as preocupações, inseguranças, raivas, tristeza e outras distrações que mantém sua mente sempre esperando por algo e nunca simplesmente estando no momento presente.

Um praticante de yoga fortalece seu foco e lhe permite estar presente em cada momento. Seu cavalo pode dizer se você está distraído e se você estiver distraído significa que não está sendo um bom líder. Seu cavalo não vai confiar em você a menos que você esteja 100% presente e focado.

Relaxamento
Cavalos querem se sentir seguros e se seus líderes não estiverem relaxados, eles não vão se sentir seguros. Cavalos são experts em ler linguagem corporal e energia, portanto, se você não estiver relaxado, centrado e calmo, seu cavalo provavelmente vai se sentir estressado por conta disso e estará mais propenso a ter comportamentos assustados e de medo.

Se por outro lado você estiver relaxado, seu cavalo também ficará e saberá que não há nada a se preocupar. Praticar yoga te ensina a relaxar sua mente e seu corpo. Existem exercícios específicos de respiração que te ajudam a conquistar o estado de relaxamento. Quando você se responsabiliza por seu estado emocional e garante agir de uma maneira positiva quando você está com seu cavalo, ele perceberá e apreciará sua positividade e seu relaxamento como líder.

Consciência
Pelo fato de serem intensamente presentes, os cavalos também são super conscientes – do seu ambiente e sobre tudo e todos que estão ao seu redor.

Para que seu cavalo confie em você como líder, você também precisa estar consciente. Presença e consciência andam lado a lado. Uma vez que você esteja disponível para aquietar sua mente, você também ficará profundamente consciente do seu ambiente.

Os cavalos não são conscientes apenas do que está ao seu arredor, mas também do estado emocional de outros cavalos e dos humanos que estão próximos a ele. Essa consciência tem ajudado os cavalos a sobreviverem no mundo selvagem.

Cavalos possuem senso de energia e intenção. Sua consciência pode ajudar a manter você e seu cavalo seguros, e hábil para reconhecer situações potencialmente perigosas. Se você estiver distraído, seja usando celular ou viajando na maionese, seu cavalo saberá que você não está consciente do ambiente e tentará assumir a liderança para se sentir completamente seguro.

A yoga o ajudará a desenvolver consciência do seu corpo e da sua mente, do seu estado emocional e mental e tudo a sua volta. Essa consciência te ajudará a ser efetivo e um líder confiável para seu cavalo. Alem disso, se você estiver consciente e presente você também estará mais disponível para perceber como seu cavalo está se sentindo, se ele está nervoso, relaxado, cansado ou com dor. Estar consciente permitirá compreender melhor o comportamento do seu animal.

Portanto, se você estiver procurando uma maneira de aprofundar seu relacionamento com os cavalos, tente a yoga. Seu cavalo vai te agradecer!

Por Angela Nunez
Instrutora de yoga e se diverte cavalgando em seus dois cavalos, um árabe e outro Appaloosa
Tradução e adaptação: Juliana Antonangelo
Foto: paperchasesandpetticoats.com

Escreva um comentário