Zebras e cavalos têm algumas semelhanças, então por que não podemos montá-las? Antes de mais nada, as zebras são mamíferos que pertencem à família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. Sua pelagem é característica: consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, com o seu corpo todo branco, e algumas listras pretas dispostas na vertical.
São, geralmente, animais sociais, que vivem em grandes ou pequenas manadas. Porém, ao contrário de seus parentes mais próximos, cavalos e burros, zebras nunca foram verdadeiramente domesticadas. E esse é o ponto central para a resposta da nossa pergunta lá do título dessa matéria.
Domesticação significa pegar uma espécie selvagem e a tornar total e completamente domesticada como espécie. Em resumo, domesticar uma espécie é torná-la melhor para os humanos.
Então, através da criação seletiva, tornamos determinada espécie dependente de nós. Enquanto domar é uma questão de aprendizado e o processo deve ser repetido laboriosamente a cada geração. Zebras são selvagens e agem como tal. Sua natureza agressiva não permite a doma, muito menos a domesticação.
Por exemplo, ao longo do tempo, os humanos domesticaram vacas, porcos, ovelhas, cabras e cavalos. Entre outros pontos, essas espécies não te atacam quando você os alimenta. Ou são animais capazes de se reproduzir em cativeiro.
Zebras e cavalos: são realmente tão diferentes assim?
Há 6 mil anos, houve a domesticação de cavalos na Eurásia (composto pelos continentes europeu e asiático). Humanos conviviam com zebras na África. Então, por que não montamos nas zebras para conquistar o mundo?
Especialistas apontam que as zebras são ‘horríveis’. Mas, existem alguns motivos para isso. Em primeiro lugar, elas são muito hostis e agressivas. Nada fácil de domesticar. Seu reflexo de abaixamento deixa praticamente impossível a chance de laçá-las.
Zebras não têm nenhuma estrutura familiar e nenhuma hierarquia. Por exemplo, cavalos têm rebanhos e até mesmo uma ordem estruturada. Aliás, um dos pontos crucias na lista dos animais domesticados. Para zebras, não existe sociedade. Se um for pego, o resto não se importa.
Quando dissemos que são horríveis, podemos dar outro exemplo. A fim de se defender dos leões, seus predadores, as zebras aprenderam a chutar muito, muito forte. Algumas vezes, chutam os leões até a morte. Será que daria mesmo certo essa relação com um ser humano? Ah, elas também mordem e não soltam.
Por outro lado, zebras são muito mais baixas que cavalos. Sua coluna não suportaria selas e/ou uma pessoa em cima. Elas não servem nem para transporte de cargas. Mesmo que fossem ‘legais’, sua estrutura corporal não ajudaria.
Contudo, não é impossível montar uma zebra. Em casos muito raros, isso já aconteceu. Mas nada comparado a personalidade, funcionalidade e disposição de um cavalo.
Por Equipe Cavalus
Fonte: Ofhorse, Primestables, Cowgirl Magazine
Crédito das fotos: Divulgação/Pexels
Veja outras notícias no portal Cavalus