Evento, entre os mais destacados da modalidade, teve início em 18 de setembro com as provas das categorias Open
Depois de vermos os treinadores e seus animais dando show na Silverado Arena, em Weatherford, Texas – incluindo os feitos do brasileiro Rodrigo Taboga – a sequencia da competição foi com as categorias Non Pro e Amateur. Estamos falando do Brazos Bash 2019, que premiou os melhores conjuntos em provas para animais de três anos hípicos (Futurity), quatro anos hípicos (Derby) e cinco e seis anos hípicos (Classic).
Alexa Stent está familiarizada com outros animais de gerações anteriores com a mesma linhagem de Smooth Little Bow. Juntas na pista de provas de Apartação fizeram uma grande apresentação na segunda rodada do Futurity Non Pro. Com a nota composta de 431,5 – 216 e 215,5 pontos, primeira e segunda rodadas – ficaram com o título e o prêmio de US$ 5.500.
“Ela foi muito consistente e sólida desde o primeiro dia”, disse Stent. “Smooth Little Brow, simplesmente, sai da cocheira e faz seu trabalho todos os dias da mesma maneira. Ela é muito doce, muito descontraída. Ela é simplesmente fácil”. A natureza descomplicada de Smooth Little Bow a transformou em uma candidata ir com Stent para essa prova.
“Eu nunca tive um cavalo que apresentei em um dos futurities menores antes. Não sei se vamos fazer o Southern [Cutting Futurity], mas definitivamente vou continuar com ela aos quatro anos de idade no próximo ano”. Na Apartação, os cavalos que participam das provas antes do NCHA Futurity não ficam elegíveis para a estreia nessa que é a maior prova da temporada.
Alguns competidores e treinadores, avaliando as condições dos cavalos, decidem por estreá-los em boas provas antes da prova principal, como Brazos Bash, Cotton Stakes, El Rancho Futurity, entre outras. Dessa forma, seguem suas carreiras sem passar pelo NCHA Futurity e nem por isso são menos ganhadores ou famosos no circuito da Apartação.
A família de Stent tem laços estreitos com a linhagem Smooth Little Bow, que é filha de Smooth As A Cat em Stylish Little Bow, por Docs Stylish Oak. “Ela é uma égua que nasceu aqui em casa. Então isso a torna ainda mais especial. E a vitória também, por ela ser nossa cria, descendente do nosso garanhão Docs Stylish Oak”.
A mãe de Smooth Little Bow, Stylish Little Bow, ganhou mais de US$ 230.000,00 em provas de Apartação. Seu treinador e apresentador na maior parte do tempo foi Ed Flynn. O comando principal era dele, embora Stent tenha experimentado sucesso no 2010 National Cutting Horse Association Super Stakes, quando foram finalistas da categoria Classic/Challenge Non Pro.
O reservado campeão dessa prova foi Bill Cowan, com Metallic Lookin, 212,5 e 214 pontos, somando 426,5 pontos. Não tinha visto ainda um título na Apartação ser decidido na soma de notas e não com uma final. Como aconteceu com o Derby Non Pro e o Classic Non Pro. Após duas classificatórias, Ty Moore e Scantly Clad, nota 220, ficaram com o título do Derby; enquanto Julie Jarma, com Blackish, levou o Classic ao marcar 222,5 pontos.
Resultados completos, clique aqui.
Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News
Foto: Lillian Kent