A força de uma égua prevalece na vitória do Brazos Bash de Apartação

Evento, entre os mais destacados da modalidade, teve início em 18 de setembro com as provas das categorias Open

Depois de vermos os treinadores e seus animais dando show na Silverado Arena, em Weatherford, Texas – incluindo os feitos do brasileiro Rodrigo Taboga – a sequencia da competição foi com as categorias Non Pro e Amateur. Estamos falando do Brazos Bash 2019, que premiou os melhores conjuntos em provas para animais de três anos hípicos (Futurity), quatro anos hípicos (Derby) e cinco e seis anos hípicos (Classic).

Alexa Stent está familiarizada com outros animais de gerações anteriores com a mesma linhagem de Smooth Little Bow. Juntas na pista de provas de Apartação fizeram uma grande apresentação na segunda rodada do Futurity Non Pro. Com a nota composta de 431,5 – 216 e 215,5 pontos, primeira e segunda rodadas – ficaram com o título e o prêmio de US$ 5.500.

“Ela foi muito consistente e sólida desde o primeiro dia”, disse Stent. “Smooth Little Brow, simplesmente, sai da cocheira e faz seu trabalho todos os dias da mesma maneira. Ela é muito doce, muito descontraída. Ela é simplesmente fácil”. A natureza descomplicada de Smooth Little Bow a transformou em uma candidata ir com Stent para essa prova.

“Eu nunca tive um cavalo que apresentei em um dos futurities menores antes. Não sei se vamos fazer o Southern [Cutting Futurity], mas definitivamente vou continuar com ela aos quatro anos de idade no próximo ano”. Na Apartação, os cavalos que participam das provas antes do NCHA Futurity não ficam elegíveis para a estreia nessa que é a maior prova da temporada.

Alguns competidores e treinadores, avaliando as condições dos cavalos, decidem por estreá-los em boas provas antes da prova principal, como Brazos Bash, Cotton Stakes, El Rancho Futurity, entre outras. Dessa forma, seguem suas carreiras sem passar pelo NCHA Futurity e nem por isso são menos ganhadores ou famosos no circuito da Apartação.

A família de Stent tem laços estreitos com a linhagem Smooth Little Bow, que é filha de Smooth As A Cat em Stylish Little Bow, por Docs Stylish Oak. “Ela é uma égua que nasceu aqui em casa. Então isso a torna ainda mais especial. E a vitória também, por ela ser nossa cria, descendente do nosso garanhão Docs Stylish Oak”.

A mãe de Smooth Little Bow, Stylish Little Bow, ganhou mais de US$ 230.000,00 em provas de Apartação. Seu treinador e apresentador na maior parte do tempo foi Ed Flynn. O comando principal era dele, embora Stent tenha experimentado sucesso no 2010 National Cutting Horse Association Super Stakes, quando foram finalistas da categoria Classic/Challenge Non Pro.

O reservado campeão dessa prova foi Bill Cowan, com Metallic Lookin, 212,5 e 214 pontos, somando 426,5 pontos. Não tinha visto ainda um título na Apartação ser decidido na soma de notas e não com uma final. Como aconteceu com o Derby Non Pro e o Classic Non Pro. Após duas classificatórias, Ty Moore e Scantly Clad, nota 220, ficaram com o título do Derby; enquanto Julie Jarma, com Blackish, levou o Classic ao marcar 222,5 pontos.

Resultados completos, clique aqui.

Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News
Foto: Lillian Kent

Deixe um comentário