A história do ícone Charmayne James

Seu dom veio junto à genética de família. Bisavô, avô, avó pai e mãe começaram o negócio da família no mundo dos cavalos

Charmayne James, nascida em junho de 1970 no Texas, é um dos nomes mais conhecidos do rodeio mundial. Nos anos 90, todas as meninas queriam ser ela. Recordista em títulos pela PRCA, tem 11 campeonatos mundiais, dez consecutivos, formou conjunto com Scamper, seu fiel escudeiro. Scamper entrou para o ProRodeo Hall Of Fame em 1996, mas Chamayne foi introduzida apenas em 2017, se tornando a primeira cowgirl a fazer parte dessa galeria tão importante, que imortaliza grandes nomes do rodeio mundial.

Creamer

Seu talento para equitação veio naturalmente. Seu pai, que sempre teve um bom olho para bons cavalos, trabalhou como um cowboy em confinamento de gado antes de se tornar proprietário de negócios de alimentação de gado, pecuária e interesses agrícolas em Clayton, Novo México, cidade que ela cresceu. O avô dela também montava e praticou Steer Roping. Seu bisavô foi um Choctaw Indian Light Horseman. Sua mãe era rainha de rodeio e competia em Três Tambores e Team Roping. Sua avó atuou como enfermeira na Primeira Guerra Mundial e quando voltou para casa trabalhou domando cavalos no rancho da família.

E foi nesse ambiente que Charmayne se formou. Ela teve aulas de balé e piano, mas sua atividade favorita era cavalgar. Frequentando escolas em Clayton, se destacou em arte, basquete e atletismo, mas estava sempre ansiosa para voltar da escola e montar seus cavalos. Ela aprendeu a montar em Redbug, um pequeno pônei, e estava sempre tentando acompanhar suas irmãs mais velhas, que começaram no Tambor.

Aos dez anos, um cavalo treinado por ela, Creamer, foi nomeado Grande Campeão Castrado na Union County Fair. Ela havia treinado Creamer para correr Tambor e naquele ano ganhou seu primeiro título de Cowgirl All-Around, montando Creamer em Laço e em Seis Balizas. Sabendo que Creamer não era rápido o suficiente para ganhar provas maiores, Charmayne ela foi em busca de outro. Seu pai comprou Bardo Deck, um cavalo de Corrida.

Bardo

Depois de alguns meses de passeios constantes ao lado dos cowboys do rancho que trabalhavam com gado, perseguindo antílopes através das vastas pradarias e muitos treinos nos Três Tambores, Charmayne e Bardo estavam ganhando quase todas as provas de Tambor em sua região. Alguns anos depois, Bardo quebrou a perna em um trágico acidente e teve que ser sacrificado. De coração partido, se dedicou então às atividades escolares até que outro cavalo aparecesse.

Na primavera de 1982, um ano depois de perder Bardo, ainda em busca de um novo cavalo, queriam um com linhagem de Corrida, se depararam com um baio exposto para venda, Gils Bay Boy. Ela o experimentou e acabou comprando por US$ 1.200,00, utilizando seus próprios recursos, já que havia guardado dinheiro das premiações anteriores. Eles o chamaram de Scamper, por causa da maneira como ele contornava os tambores.

Scamper

Scamper nunca tinha visto um tambor antes, mas tinha um excelente controle sobre ele. Após duas semanas de treinamento, Charmayne e Scamper venceram sua primeira prova de Tambor juntos. E o sucesso seguiu, com inúmeros títulos em provas e rodeios amadores no Novo México, Colorado, Texas, Oklahoma e Kansas. Meses depois, Scamper teve que ficar parado por causa de um acidente na baia.

Em abril de 1983, eles voltaram a se apresentar juntos, mesmo sob protestos dos veterinários, que desenganaram o cavalo. Foi o ano em que Charmayne comprou o Permit e começou a correr os rodeios da PRCA. Logo tomou a decisão de passara a competir nos rodeios profissionais. No mesmo ano ela conseguiu ganhos suficientes para comprar seu Card e aí foi o ponta pé inicial de uma das carreiras de rodeio mais vitoriosas e espetaculares da história.

Em 1994, depois de ganhar seu décimo título mundial de forma consecutiva, ter seis títulos da etapa Las Vegas da NFR e ainda mais de um milhão de dólares em ganhos na carreira, Charmayne aposentou Scamper. Ela continuou sua carreira nos rodeios e se classificou ainda para seis finais mundiais com cavalos diferentes. Em 2000, ela foi reservada campeã mundial com Cruising on Six ‘Cruiser’. Em 2002, ela chegou a sua 19ª NFR consecutiva com Cruiser, levando seu sétimo título da etapa e o 11° de campeã mundial.

Anunciou sua aposentaria em 2003 e iniciou uma nova carreira, ministrando clínicas de Três Tambores por todo os Estados Unidos, Canadá, América do Sul e Austrália. Seu método de ensinar consiste em preservar uma atitude mental saudável juntamente com preparação e condicionamento físico. Ela enfatiza também a importância do cuidado e tratamento adequados para os cavalos.

Charmayne James é uma marca também. Uma das principais e mais famosas amazonas do mundo, ela desenvolveu e comercializa sua própria linha de selas, produtos para cavalos, e ainda disponibiliza vídeos instrutivos, DVDs e livros. Charmayne, juntamente com seus patrocinadores, continuam promovendo e patrocinando muitas atividades de rodeio e cavalos.

Cruiser – NFR 1999

A amazona, que mora em Boerne, Texas, é casada com o especialista em marketing Tony Garritano e tem dois filhos, Tyler e Austin, que estão no esporte, participando de campeonatos de beisebol, e buscam se profissionalizar. Charmayne e Tony apoiam as escolhas dos filhos e também continuam dando suporte a muitos jovens a desenvolverem suas carreiras como atletas de rodeio.

Entre seus títulos: Rookie Of The Year PRCA 1984 aos 14 anos, vitórias em rodeios como Houston, Denver, San Antonio em vários anos, primeira mulher a usar o back number #1 durante a NFR em 1987, várias vezes recordista em ganhos na NFR, aos 20 anos foi a primeira cowgirl a ultrapassar um milhão em ganhos, Scamper foi Horse Of The Year por mais de duas oportunidades, marcou recorde de tempo em diversas arenas importantes, e é membro de nove Hall Of Fames, incluindo o da ProRodeo, junto com Scamper.

Por Luciana Omena
Fonte: Website pessoal e Wikipedia
Fotos: Arquivo

Deixe um comentário