AQHA premia campeões mundiais 13-&-Under em sete novas categorias

Novas provas foram adicionadas à programação na categoria para os competidores mais jovens, com idade de 13 anos ou menos

O mundial de jovens da AQHA – AQHyA World Championship Show – aconteceu de 2 a 11 de agosto, com jovens de todo o mundo, que montam cavalos Quarto de Milha, disputando títulos mundiais. Em outras edições, já tivemos brasileiros competindo.

As provas, em diversas categorias entre halter, english e performance, aconteceram no State Fair Park, em Oklahoma City. Segundo dados da Associação, mais de 3500 inscrições de competidores e cavalos foram registradas. Jovens de todo os Estados Unidos, e ainda Canadá, Costa Rica, Dinamarca e Luxemburgo participaram.

A grande novidade para essa edição foi a inserção da categoria 13-&-Under, para competidores de 13 anos ou menos, em sete modalidades. Antes, eles competiam junto com os mais velhos e agora terão a chance de estar em pista com atletas do mesmo nível. “Estamos entusiasmados em ver o trabalho duro e a dedicação que esses jovens membros dedicaram ao Ford Youth World”, disse Craig Huffhines, vice-presidente executivo da AQHA.

 mundial de jovens da AQHA
Assets Miss Reba e Isabella ‘SJ’ Himes

Os primeiros campeões mundiais jovem 13-&-Under do evento desse ano foram Assets Miss Reba e Isabella ‘SJ’ Himes, na categoria Horsemanship. “Temos tantos jovens talentosos em nossa Associação que merecem ser reconhecidos por suas realizações na arena”, afirmou Pete Kyle, chief show officer da AQHA.

 mundial de jovens da AQHA
VS Born To Be Goo e Carley Rutledge

A ideia de incluir essas novas modalidades à categoria foi dada pelo AQHA Show Committee na Convenção de 2017. Aprovada, foi colocada em prática já no mundial de 2018. Além do Horsemanship, também tiveram campeões 13-&-Under as modalidades Western Pleasure, Hunter Under Saddle, Hunt Seat Equitation, Showmanship, Ranch Riding e Trail. Sem contar as demais, que já realizaram a categoria, como Rédeas e Apartação, por exemplo.

Rain Makes Me Sleepy e Steve Wheat

Assets Miss Reba é uma égua de 21 anos de idade, de propriedade da família de Isabella ‘SJ’ Himes, que é de Bristol, Indiana. Essa categoria contou com 49 concorrentes e os reservados campeões foram Brooke Jolstad, de Denver, e Betta Believe It. No Trail, o castrado de 2013 VS Born To Be Good ficou com a vitória, sob a sela de Carley Rutledge, do Iowa. Com 40 concorrentes, o reservado campeonato ficou para Hand Made Machine e Grant Mastin, de Jackson, Ohio.

Buckalena Ote e Haylee Triplitt

Steve Wheat, de Benton, Louisiana, levou seu cavalo Rain Makes Me Sleepy à vitória no Western Pleasure. Cool Poco Dot e Brody Galyean, de Purcell, Oklahoma, ficaram com a segunda colocação. Essa categoria teve 30 inscritos. Com 43 inscritos, o Ranch Riding 13-&-Under teve vitória de Haylee Triplitt, de Gouldbusk, Texas, ao apresentar Buckalena Ote. O segundo lugar ficou para LIl MIss Red Pine e Sadie Peters, de Bishopville, Maryland.

 mundial de jovens da AQHA
Isabella e Assets Miss Reba

Na sequência, foram conhecidos os campeões do Showmanship. Isabella e Assets Miss Reba voltaram ao lugar mais alto do pódio. Em segundo lugar, nessa categoria com 59 concorrentes, ficou Lyla Bellar, de Peru, Indiana, com Potentially Money. A Special Invite foi conduzido por Cameryn Bellar, de Wisner, Nebraska, para a vitória na Hunter Under Saddle. One Hot Kat e Cheyenne Augsburger, de Loxahatchee, Florida, ficaram com o reservado campeonato.

 mundial de jovens da AQHA
A Special Invite e Cameryn Bellar

Encerrando a galeria de campeões da participação história na inclusão da categoria 13-&-Under no mundial jovem da AQHA nessas modalidades, Whitney Lagace, de Higganum, Connecticut, venceu a Hunt Seat Equitation. Sua montaria foi o castrado tordilho Huntin Hotty Tottys. O reservado campeonato ficou para Rock N All NIght e Tatum Keller, de El Reno, Oklahoma.

 mundial de jovens da AQHA
Huntin Hotty Tottys e Whitney Lagace

O AQHA Youth World Championship Show é o maior evento do Quarto de Milha para jovens de 18 anos ou menos. Para se qualificar, os competidores devem ficar atentos ao prazo, que vai de maio a abril do ano seguinte e somar determinado número de pontos. No Brasil, por exemplo, quem participa das provas válidas pela AQHA nas provas da ABQM e preenchem os requisitos, podem se inscrever.

Esse ano, mais de 770 membros da AQHyA competiram no evento, disputando 42 títulos mundiais e 33 de nível 2. Mais de mil cavalos estiveram no Park, que contou ainda com mais de 700 expositores na feira comercial. E a programação foi rica também fora da pista, com concursos, desfiles e clínicas.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: AQHA

Deixe um comentário