Battle for the Carolinas premiou campeões no TIEC

A batalha épica de dois grandes times de Polo no palco do World Equestrian Games

 Foi um final de semana de muitas emoções no Tryon International Equestrian Center – TIEC, em Mill Spring, NC. Na noite de 30 de setembro, o local, famoso por grandes eventos, entre eles, vai sediar os Jogos Equestres Mundiais 2018, foi palco do Gladiator Polo ™ ‘Battle for the Carolinas’. Foram quatro jogos, desde junho, entre os times da Carolina do Sul e Carolina do Norte – Team Greenville, Team Spartanburg, Team Asheville e Team Charlotte.

O encerramento, no final de semana passado, aconteceu entre os times Greenville e Asheville. Começando a final na liderança e sustentando até o final, Asheville venceu a batalha por 14 a 10. O jovem time conseguiu superar um de jogadores mais experientes. Foi uma partida bem disputada, com Greenville armando jogadas e tentando a todo custo marcar pontos para virar o jogo, mas não deu. “Foi uma noite ótima e o público, que lotou o TIEC, ajudou muito a nos impulsionar. Foi um jogo de muita estratégia e estávamos todos bem. A chave do nosso sucesso hoje foi a rapidez com que executamos as jogadas”, afirmou  Patrick Uretz, eleito o melhor em campo.

O Gladiator Polo ™ foi inspirado por Mark Bellissimo, CEO do International Equestrian Group (IEG) e sócio-gerente da Tryon Equestrian Partners (TEP) e Wellington Equestrian Partners (WEP). Ele achava que o Polo precisava desesperadamente de umarevitalização, a fim de atrair e ampliar sua base de popularidade. Combinando elementos do Field Polo e da Arena Polo, o conceito do Gladiator Polo ™ tomou forma em Wellington, um importante centro equestre nos Estados Unidos, durante a temporada anual High Goal, no sul da Flórida e, a partir daí, se expandiu e conquistou seguidores nacionais e internacionais.

O Gladiator Polo™ será retomado em Wellington/FL em Janeiro de 2018, com 13 jogos da liga e a final em Abril. Os planos para que o evento volte para o TIEC serão anunciados no começo do ano.

O polo é um esporte que se joga a cavalo, no qual quatro jogadores por equipe se enfrentam golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira, de oito centímetros de diâmetro, com um taco longo que mede três metros. O objetivo é marcar gols contra a equipe adversária. Os jogos são disputados em tempos de sete minutos e meio, denominados chukkers, e um jogo podeter de quatro a seus tempos. A camisa dos jogadores são numeradas de acordo com as posições que ocupam – nº1 e nº2 atacantes, nº3 meio de campo e nº4 defensor. O juiz também fica a cavalo dentro do campo.

Uma particularidade o diferencia dos outros esportes: As equipes mudam de campo, e consequentemente de baliza, a cada gol que marcam. Isto acontece para que nenhuma das equipes seja beneficiada do estado do campo e das condições atmosféricas. No Brasil existe a Confederação Brasileira de Polo, que rege o esporte aqui em nosso País.

Por Luciana Omena
Fonte e fotos: TIEC

Deixe um comentário