André Coelho e João Leão garantem ótimas colocações no Slot BFA 2025

Maior e mais importante potro do futuro de Três Tambores dos Estados Unidos, com premiação superior a $ 1,5 milhão, foi cancelado após disputas iniciais

Os treinadores brasileiros André Coelho e João Leão foram destaque na edição 2025 do Barrel Futurities of America (BFA), a maior e mais importante prova de potro do futuro de Três Tambores dos Estados Unidos, reunindo cerca de 2 mil inscritos e mais de $ 1,5 milhão em prêmios, disputada na icônica Lazy E Arena, em Oklahoma.

Montando JL Slicks Royal Dash, filha de Slick By Design e Brew Girls Too (Royal Quick Dash), João Leão foi quinto colocado no Freshman Slot Race ao marcar 15s829. “Só agradecer a Deus e a Jesus por esse resultado, a minha família pelo apoio e aos meus patrocinadores”. André Coelho foi o sexto nesta mesma prova ao marcar 15s888, com Famous Gentleman (Fire Water Flit x Lady Perks), que é de propriedade de Keyla e Marcos Alan Costa. “Gratidão por eles me darem a oportunidade de apresentar um cavalo tão especial”.

Morando a mais de 8 anos nos Estados Unidos, João Leão e André Coelho colecionam alguns títulos importantes, inclusive outros sucessos no próprio BFA. E o Slot é uma prova para cavalos realmente inéditos, inscrições limitadas e alta premiação, de modo que estar entre os primeiros é sempre uma conquista especial. Ainda mais para eles, que deixaram suas vidas no Brasil para viver o sonho de trabalhar no berço do Quarto de Milha e dos Três Tambores.

Além de Famous Gentleman, André Coelho preparou para esse evento Shaggin (de Fallon Taylor), Rhea (de Catherine Simmons), Designed By Lord (de Junior Nogueira) e Fireball (de Sonya Walz). Já João Leão, além de JL Slicks Royal Dash, também preparou JL Traffic Surprise (filha de Traffic Guy), ambas de sua propriedade, e ainda Mito Seis, filha do Tres Seis, de sua propriedade e de Petrus Peixoto, potra que veio do Brasil e também foi montada por Julia Leão.

Jordan Harrell, com OE Bachelor Pad, foi a campeã do Super Stakes, prova para potros inéditos de 3 anos, embolsando $100 mil. Já Ceri Ward ganhou o Freshman Slot Race, a prova que os meninos foram top 6, que é para potros inéditos de 4 anos, com Flinging Goodbyes (15s599).

Slot BFA 2025
João Leão ao lado JL Slicks Royal Dash; e André Coelho com a família. Ambos exibindo com orgulho a premiação pelas boas colocações no 40° BFA, a maior e mais importante prova para potros de Três Tambores dos Estados Unidos

BFA 2025 cancelado por um surto sem precedentes de EHV-1

A festa estava preparada para a comemoração dos 40 anos do Barrel Futurities of America, o famoso BFA, que era pra acontecer de 17 a 22 de novembro, na Lazy E Arena, em Guthrie, Oklahoma. Após realizar algumas provas para jovens e amadores extras na programação, as competições oficiais começaram, como de costume, com o Super Stakes e com o inédito Freshman Slot.

Quando o último conjunto cruzou a linha da fotocélula, o locutor leu o seguinte comunicado: “Acabamos de receber uma atualização do Departamento de Medicina Veterinária do Estado de Oklahoma. Foi confirmado um caso positivo de EVH-1. A BFA acredita que o melhor para todos os participantes é cancelar o restante do evento. O estado não decretou quarentena para o Lazy E, então não é urgente sair agora, mas recomenda-se que o façam nas próximas 24 horas.”

Todos foram pegos de surpresa, mas entenderam a seriedade da situação, já que o herpesvírus equino tipo 1 vai desde de uma infecção respiratória a manifestações neurológicas graves, resultando até em morte do animal. O vírus é altamente contagioso e se espalha pelo contato entre cavalos, por meio de superfícies ou pelas mãos e roupas de humanos. Partículas suspensas no ar também podem ser disseminadas pela tosse ou espirro.

De acordo com publicações de veículos especializados, já na tarde de terça-feira (18), as redes sociais fervilhavam com relatos de proprietários de cavalos sobre o surto de EHV-1. A WPRA –Womens Professional Rodeo Association confirmou posteriormente, em um comunicado à imprensa, que um surto havia começado nas recentes Finais Mundiais, em Waco, Texas. Dessa prova, os cavalos se espalharam pelo país, voltando para suas casas ou indo direto para outros eventos.

No início da tarde de hoje, quarta-feira (19), a página oficial da BFA no Facebook postou o seguinte texto: “Sabemos que todos querem respostas. A BFA está analisando todas as opções possíveis de reagendamento e estamos trabalhando ativamente com a Lazy E para encontrar o melhor caminho a seguir. Embora nada esteja definido hoje, estamos comprometidos em encontrar a solução mais justa para todos.” Ao longo da semana, ainda haveriam provas nas categorias Juvenile, Derby, Futurity e Open.

Outras informações: https://bfaworld.com/.

Fonte: BFA, Barrel Horse News e Sports Illustrated
Fotos: Reprodução/Instagram
Leia mais notícias aqui