Campeonato mundial Jovem do Paint Horse aconteceu na tradicional Fort Worth
Rebecca FigueroaO APHA Youth World Championship Show, realizado pela American Paint Horse Association, aconteceu no Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas, de 25 de junho a 8 de julho. Disputas entre melhores jovens cavaleiros e seus cavalos de Paint Horsel que subiram ao topo do pódio em diversas provas.
O evento concedeu mais de US$ 110.000,00 em bolsas de estudo para os primeiros colocados em 86 campeonatos mundiais entre as classes de halter e performance. Algumas bolsas também foram sorteadas, aleatoriamente, para os que não foram campeões.
“Nosso mundial jovem exemplifica que grupo incrível de crianças temos em nossa associação, e este ano não foi exceção”, disse o diretor-executivo da APHA, Billy Smith. “Eles trabalham muito duro para chegar ao World Show e estamos honrados em dar-lhes a oportunidade de poupar para a sua educação no futuro, enquanto eles dedicam algum tempo para apresentar seus Paints nos eventos”.
Lauren HallForam quase 1.200 inscrições e 249 cavalos de 32 estados dos Estados Unidos e do Canadá. O dinheiro para os prêmios educacionais foi fornecido pela American Paint Horse Foundation, e também foi advindo de doações privadas de membros da APHA e apoiadores do setor. Outros prêmios já conhecidos também foram dados, como fivelas, troféus e selas.
Algumas categorias tiveram aumento no número de inscritos em comparação à edição 2017. As que mais cresceram, segundo dados da APHA, foram Youth halter classes grew, 65%; solid-Paint bred halter classes, 75%; e solid Paint-bred performance classes, 108%.
O mundial jovem da Paint Horse aconteceu juntamente com o Appaloosa World Championship Youth Show, o APHA Youth World Games, o Western Horseman Fence & Boxing Challenge, o Ranch Horse Championship e o ACHA Cowtown Cutting.
Entre os destaques, sete talentosos jovens levaram para casa títulos de All-Around (quando se compete e soma ganhos em mais de uma modalidade) e de High-Point (quando se soma muito mais pontos que os demais).
Time campeão da World CupE foram eles: All-Around – Rebecca Figueroa, 14–18 anos; Lauren Hall, 13 anos ou menos; Ella Storch, Novice Youth; e Sabine Lazo, Solid Paint-Bred. High-Point – Amanda Walsh, High-Point English Youth; Jennifer Stanley, High-Point Western Youth e High-Point Power Performance; Delaney Good, High-Point Walk-Trot.
Outro momento bastante esperado do evento foi a inclusão dos Jogos Mundiais da Juventude – APHA Youth World Games. Com nove países representados, cada país ou combinação de países entrou em uma equipe composta por cinco expositores e um técnico. Os cavalos foram selecionados aleatoriamente.
Kiana GomezAs três principais equipes foram Estados Unidos, Team United (com representantes de França, Itália e Eslováquia) e Canadá. A competição trouxe jovens de todo o mundo para mostrar suas habilidades e o amor pelos cavalos Paint Horses.
O time dos Estados Unidos ficou com a vitória do World Games. A cada dois anos, essa competição é realizada em uma cidade do globo. As categorias que somaram pontos foram Showmanship, Trail, Hunt-Seat Equitation, Ranch Riding e Horsemanship. E o time vencedor foi composto por Sabine Lazo, Kellianne Lunny, Gianna Pozzi, Sarah Beth Felker e Livia Hillenburg.
Na estreia do Youth Versatility Ranch Horse Championship, prova que simula situações do dia a dia de um rancho, a vitória foi de Kiana Gomez, de Midland, Texas, com Smokin Dry Olena. Resultados completos: apha.com.
Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News
Fotos: APHA/Paint Horse Journal