Competição criada em 2003 por Tootie Bland tem julgamento para ações de doma entre três concorrentes
O cavaleiro do Alabama Booger Brown se junta a Ben Baldus e Wade Black para o Road to the Horse Wild Cards de 2019. A competição, basicamente, é um julgamento sobre doma. Três cavalos xucros são escolhidos por um time de juízes e depois cada treinador selecionado tem dois dias para trabalhar com eles.
Há tempo estipulado para cada atividade e eles tem uma série de pré-requisitos que são julgados a cada fase do trabalho. As seções se dividem em cada um trabalhar ao mesmo tempo em currais um ao lado do outro dentro da arena. E em outro momento, cada treinador realiza suas funções com o espaço da arena todo para ele, um de cada vez.
Cada atividade vale pontos. Os treinadores, que a cada ano são convidadas pessoas de vários estilos de montaria e países, são julgados pela aproximação, grau de dificuldade, tranquilidade ao montar, grau de força usado e confiança, curiosidade e sensibilidade, resposta do cavalo a vários tipos de movimentos.
Brown é um talentoso cavaleiro e renomado treinador de cavalos. Ele treinou e apresentou cavalos em provas de Apartação. Hoje ele, além de participar do reality show ‘The Cowboy Way’, ministra clínicas por todo os Estados Unidos. Com tudo isso, ele tem o respeito de toda a comunidade, sendo requisitado sempre para ajudar outros colegas com problemas com seus cavalos.
“Eu não podia estar mais animado. Ser convidado para o Road to the Horse 2019 é uma alegria. Meu lema sempre foi: ‘Se você vai fazer algo, não pode fingir, você tem que viver’. Não há dúvida de que participar do Road to the Horse é algo que eu queria muito. Considero a oportunidade de competir nesse evento uma grande conquista, não importa qual seja o resultado”.
O público terá uma programação vasta para acompanhar. O Road to the Horse acontece entre 22 a 24 de março, em Lexington, Kentucky. Além da competição entre Brown, Baldus e Black, o público terá uma batalha inédita: Nick Dowers, campeão mundial de 2016 e do NRCHA Snaffle Bit Futurity, desafiou a campeã dos dois últimos Road the the Horse Vicki Wilson.
Da Nova Zelândia, Vicki foi a primeira mulher a ganhar o evento duas vezes e fez isso em dois anos seguidos, 2017 e 2018. Ela é uma das estrelas internacionais da modalidade Salto. Então, será interessante a quem for ao Kentucky Horse Park acompanhar todo.
Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News
Fotos: Road the the Horse