Brasil em destaque no Barrel Futurities of America

O BFA Futurity é a maior prova para potros de Três Tambores nos Estados Unidos

O Barrel Futurities of America aconteceu de 13 a 21 de novembro na Lazy E Arena, em Guthrie, Oklahoma. Com dois talentosos treinadores brasileiros morando nos Estados Unidos e ainda criadores investindo em potros por lá, o Brasil foi destaque em mais um ano. A saber, nos Estados Unidos existem 16 grandes provas de potro do futuro na modalidade. O mais antigo é o Old Days Fort Smith, no Arkansas. Contudo, o BFA tornou-se o mais importante.

André Coelho com She Shaking Her Bacon e João Leão com Flos Hush Money se classificaram para a final do BFA Futurity no sábado (21). Antes de mais nada, o Futurity é a categoria para cavalos de quatros anos, que foram Juvenille ano passado. Para a final, 50 cavalos dos mais de 200 que correram as classificatórias.

Para chegar à decisão o que vale é o menor tempo marcado do conjunto em dessas duas oportunidades. O resultado, portanto, se dá com a soma desse tempo mais o tempo da final. João Leão entrou na zona de premiação ao terminar essa competição em 12° lugar  – 15s722 e 15s621 (na final). Flos Hush Money (Slick By Design x Flos Heiress) é de propriedade de Fallon Taylor, competidora famosa e dona do rancho no qual João trabalha, em Collinsville, Texas.

Há algumas semanas, inclusive, João e a égua ficaram em terceiro lugar no mundial AQHA. 17° lugar foi o resultado final de André e She Shaking Her Bacon. Segundo ele, a égua correu muito bem mas a marcou 15s8, tempo que na soma não deu para ficar no Top 15.  

Brasail se deu bem mais um ano no Barrel Futurities of America, a maior prova para potros de Três Tambores nos Estados Unidos
Premiação de Streakin SunFrost, filho do garanhão brasileiro A Streakin Of Moon

Cavalos premiados

O Barrel Futurities of America começa com o concorrido Super Stakes Slot Race. Em 2020, André Coelho montou Famous Zorrero, filho do garanhão brasileiro El Shady Zorrero. Dessa forma, com 15s865 ficou em 11°, uma ótima classificação. Em seguida, a Juvenille, uma prova para animais de três anos. Mais de 350 cavalos correram as duas passadas e nessa categoria não tem final.

Assim, o que manda como resultado é a soma dos dois tempos (ou a média). O conjunto campeão, com 31s095, foi Streakin SunFrost e Lyndsey Hays-Banks. Streakin SunFrost é de propriedade de Darren Scholl e filho de A Streakin Of Moon, garanhão desde 2015 dos criatórios brasileiros Haras Raphaela e Fazenda Delta. De acordo com informações dos donos do produtor brasileiro, A Streakin Of Moon veio no ventre da mãe e nasceu no Brasil.

No total, Streakin SunFrost ganhou mais de US$ 25 mil. Antes de tudo, 2020 é a estreia de A Streakin Of Moon (A Streakin Of Fling x Marthas Six Moons) como pai não só aqui no Brasil, como também nos Estados Unidos. Sua primeira geração no Brasil foi quarto lugar no Potro do Futuro da ABQM com Infamous Moon HR.

Por fim, no Derby, categoria para cavalos de cinco anos, que já passaram pelo Juvenille e pelo Futurity nos anos anteriores, mais um animal representou o Brasil. Mended Heart (Heart of Cartel em mãe Frenchmans Guy), de propriedade do criatório brasileiro B2B Ranch, fez o quarto melhor tempo da final – 15s9 – e encerrou a competição como décimo lugar na média – 31s357. O cavalo, que tem planos de vir para o Brasil em 2021, é apresentado por Lacey Harmon desde 2018.

Em uma grande coincidência, a mãe de Streakin SunFrost, Barefoot N Buckwild, é filha de Blue Raysen Wagon. Assim como a mãe de Mended Heart, French Bar Belle. Portanto, Streakin SunFrost e Mended Heart vem da mesma linhagem materna. 

Brasail se deu bem mais um ano no Barrel Futurities of America, a maior prova para potros de Três Tambores nos Estados Unidos
Em 2019, Bebel Diniz, Mended Heart e Lacey Harmon

Mais informações, clique aqui.

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus