Brasileiro Armando Costa Neto vence no Abilene Spectacular

Evento foi a primeira prova de Apartação do calendário americano em 2021

As competições de Apartação da nova temporada estão oficialmente abertas. Eventos de idade limitada mais importantes desse começo de ano começaram com a programação do Abilene Spectacular Cutting. Entre os campeões, o brasileiro Armando Costa Neto (foto).

Armandinho e Sweet Lil Kit Kat venceram a Mid Level Open (Intermediate) para cavalos de quatro anos hípicos. Marcaram na final a nota 225. Sweet Lil Kit Kat (Kit Kat Sugar x Sweet Smoke Lena) é de propriedade do criador brasileiro Renato Eugênio Rezende Barbosa.

Os dois estiveram juntos no NCHA Open Futurity no final de 2020, onde avançaram até a fase semifinal. Em Abilene, o brasileiro fez ainda a final da Open para cavalos de quatro anos com dois cavalos, mas sem resultados expressivos.

Por outro lado, Armando Costa Neto esteve na final da Mid Level Open (Intermediate) para cavalos de cinco/seis anos hípicos. Com Niki Sixx, de sua propriedade, marcou 221,5 pontos. Como resultado, terminou a prova em terceiro lugar.

Outro brasileiro também esteve nessa competição. Rodrigo Taboga ficou bem perto da nota de corte na Open 4YO ao apresentar Kidd Kat Sugar. Contudo, por meio ponto não avançou. Ele apresentou ainda Sanctus, Playin With Metal e Rocky Mountain Blues na Open 5/6YO.

Os próximos desafios dos brasileiros nesse primeiro trimestre são: Ike Classic, Bonanza Cutting, Arbuckle Futurity, The Cattleman’s Derby e NCHA Super Stakes. Fica fora dessa lista o Augusta Futurity, adiado por conta da pandemia.

Resultados completos, clique aqui.

Evento foi a primeira prova de Apartação do calendário americano em 2021. Os brasileiros Armando Costa Neto e Rodrigo Taboga competiram!
Wimpys Little Step – Foto: Divulgação/John Brasseaux

Rédeas

A menos de dois anos, Wimpys Little Step tornou-se apenas o terceiro garanhão a gerar filhos ganhadores de mais de US$ 11 milhões pela National Reining Horse Association. Nesse meio tempo, com o fim da temporada 2020, ele mudou de nível.

Se juntou a Topsail Whiz e Gunner como garanhão produtor de mais de US$ 12 milhões em ganhos de seus filhos. Ou seja, Wimpys Little Step atingiu a marca de NRHA Twelve Million Dollar Sire.

Filho de Nu Chex To Cash e Leolita Step, Wimpys Little Step foi um projeto da Hilldale Farm. Aos 21 anos de idade, é de propriedade da Silver Spurs Equine, de Purcell, Oklahoma. A saber, criatório que tem o envolvimento do brasileiro Thiago Boechat.

CFR Centenario Wimpy, apresentado pelo brasileiro Franco Bertolani nas pistas, e que hoje está no Brasil, é um dos cinco melhores filhos do garanhão. (Fonte: QHN)

Três Tambores

André Coelho e João Leão começaram a temporada 2021 no Sweep MVP Futurity. A prova aconteceu de 8 a 10 de janeiro, no Southern Buckeye Equestrian Center, Arizona. Assim sendo, na categoria Futurity, André ficou em sétimo lugar 1D com Jesse Famous Fling , 34s847 na soma dos tempos. Eles somaram ganhos ainda na primeira rodada, quinto lugar com 17s509. Enquanto João foi segundo 2D com Special For Tres PZ, 36a189. O conjunto campeão foi Kassie Mowry e Sand In My Socks, 34s137.

Por outro lado, João somou uns dólares a mais na categoria Friday Open, segundo lugar 2D com Flos Hush Money, 17s713. Assim como André e Jesse Famous Fling, décimo lugar 2D na Saturday Open, 17s509. (Fonte: Barrel Racing Report)

Por Luciana Omena
Créditos da foto de chamada: Divulgação/Performance Horse Central

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus