Atleta de montaria em touros, Fabiano Vieira irá continuar sua reabilitação em Decatur, Texas, ao lado da família
Fabiano Vieira voltou para casa, para alegria de sua família, amigos e fãs. O brasileiro estava há quase dois meses internado logo após ter sofrido um acidente na arena em uma etapa da PBR. Foram necessários cirurgia, fisioterapia intensa e cuidados diretos.
O estado dele ainda é delicado, visto que sofreu lesões cerebrais graves. Contudo, ele teve uma ótima evolução até o momento, segundo os médicos. Sua esposa Jilian confirmou o retorno para casa através das redes sociais.
Ela ganha novas forças para continuar com ele a reabilitação. Já que esteve ao lado do marido no hospital por 52 dias. As sessões de fisioterapia serão realizadas no Fit-N-Wise Rehabilitation and Performance Center, em Decatur, Texas.
“Foram dias de muita luta e sofrimento, mas Deus fez muitos milagres na vida do Fabiano. (Ele) me ensinou a ter esperança, a saber esperar tudo na sua hora. Assim como entender e aceitar e nunca questionar a Deus por tudo que passamos. De fato, minha fé está mais fortalecida”, conta Jilian.
Detalhes
Fabiano Vieira sofreu uma fratura no crânio e dois ferimentos cerebrais em 1° de julho. Etapa da PRR Touring Pro. Foi levado imediatamente para o hospital em Anson. Antes de ser transferido para o Hendrick, em Abilene, Texas.
Em seguida, os médicos realizaram uma cirurgia de emergência em uma das lesões cerebrais. De acordo com Jilian, Fabiano Vieira passou dez dias na UTI, enquanto os médicos continuavam monitorando seu progresso. Nesse meio tempo, houve a remoção do coma induzido e a retirada do tubo respiratório.
Ele acordou no dia 8 de julho, mas permaneceu sonolento por causa da medicação que estava tomando para pneumonia. Os médicos o transferiram da UTI três dias depois. Seus sinais vitais se estabilizaram e ele foi transferido para um instituto de reabilitação dia 27 de julho.
“No primeiro dia no Baylor a enfermeira me disse: ‘Não se preocupe, Deus mora aqui neste lugar. Há ainda tem muito trabalho pela frente, mas Deus está com ele’”, recorda Jilian. Em casa, Fabiano ainda tem um longo caminho a percorrer. Sua família, acima de tudo, permanece grata a todos que têm ajudado nessa trajetória.
“Tenho fé que em breve ele estará 100% recuperado. Desde o início, minha única palavra é gratidão. A Deus, aos amigos, família. A todos que oram e ajudam com doações. Aos médicos, enfermeiras e toda a equipe do Baylor, pelo excepcional trabalho de recuperação”.
Arrecadação
Há uma preocupação com os custos do tratamento. Com o propósito de conseguir a ajuda financeira necessária muitos têm se mobilizado para ajudar da forma que pode. Atletas e amigos nos Estados Unidos e no Brasil têm criado campanhas diversas.
Foram criadas duas vaquinhas, uma no site GoFoundMe e outra no Vakinha. A Western Sports Foundation, de acordo com as informações da PBR, também oferece assistência à família Vieira durante esse período. No Instagram, o @Favor4Fabiano atualiza todo o progresso. Ajuda tem chegado de todos os lados e a família Vieira está muito agradecida.
O bullrider ainda compete em alto nível. Tanto que terminou a primeira metade de 2020 com 13 paradas em 32 touros montados, um aproveitamento de 40,63%. Além disso, obteve uma vitória e esteve por três vezes no top 10 das etapas da Unlesh the Beast.
Fabiano mantém a décima colocação no ranking mundial. Fez sua estreia na PBR nos Estados Unidos em janeiro de 2010. Se classificou para sua primeira final mundial na temporada seguinte. Ao todo, esteve em oito PBR World Finals consecutivas. Tem fãs no mundo inteiro.
Por Justin Felisko/PBR
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus