A WCRA foi lançada esse ano com um formato inédito no rodeio completo dos Estados Unidos
A premiação do final de semana foi de US$ 500.000,00 em que 150 atletas de cada modalidade disputaram uma chance de estar na seleta lista do WCRA Windy City Roundup. O evento Major da World Champions Rodeo Alliance que dará US$ 1 milhão em prêmios e está marcado para o Allstate Arena, dia 11 de janeiro.
Junior Nogueira e Kaleb DriggersCom um sistema inovador no rodeio completo, onde a cada dia só avança um determinado número de competidores em cada modalidade, a WCRA realizou sua grande Semifinal. De 15 a 18 de novembro, 600 atletas estiveram na Lazy E Arena, em Guthrie, Oklahoma, para disputar as últimas vagas para o evento Major de janeiro.
Três TamboresAs disputas foram nas modalidades Bareback Riding, Saddle Bronc Riding, Steer Wrestling, Team Roping, Tie-Down Roping, Breakwaya Roping, Barrel Racin e Bull Riding. Brasileiros conquistaram vaga. Junior Nogueira está classificado no Team Roping. E João Ricardo Vieira, Fabiano Vieira, Claudio Montanha Jr e Silvano Alves no Bull Riding.
O formato é progressivo e eliminatório. A primeira rodada levou todos os competidores ao Jackpot, avançando uma porcentagem de 70 ou 80 por cento para a segunda rodada. Quem estava liderando os rankings não precisou passar pelas preliminares. Até que chegaram 16 competidores – oito pelo ranking e oito da segunda rodada – em cada modalidade ao último dia.
Divididos em duas turmas, exibiram por mais uma rodada seus talentos na arena. Dos 16, oito em cada categoria ganharam a vaga. Os três melhores de cada turma e ainda os dois menores tempos ou notas entre os que não passaram direto.
Como foi o caso do brasileiro Junior Nogueira. Com seu parceiro Kaleb Driggers, ele entrou na segunda vaga como tempo mais rápido entre os que não estavam classificados. Por exemplo, Clay Smith/Paul Eaves, Josh Torres/Jonathan Torres, Dustin Egusquiza/Kory Koont entraram pela Turma A.
João Ricardo e Claudio MontanhaLane Ivy/Buddy Hawkins, Garrett Tonozzi/Joe Mattern, Luke Brown/Jake Lon, pela Turma B. Derrick Begay/Evan Arnold e Kaleb Driggers/Junior Nogueira ficaram com as duas últimas vagas por terem os menores tempos entre os que não passaram na primeira leva.
BulldogJá para os brasileiros classificados na Montaria em Touros, a história foi outra. Todos passaram classificados em suas turmas. João Ricardo Vieira, Wyatt Rogers e Fabiano Vieira foram os melhores na Turma A; e Claudio Montanha Jr, Silvano Alves e JB Muney, na Turma B. Completaram os oito Chance Scho e Jason Mara.
Além de Clay Smith/Paul Eaves, os mais rápidos no Team Roping – 4s49, e Claudio Montanha Jr, a maior nota na última rodada da Montaria em Touros – 85,5 pontos, passaram com as melhores marcas: Cheyenne Wimberly, 16s196 – Barrel Racing; Tyler Pearson, 3s77 – Steer Wrestling; JJ Hampton, 2s27 – Breakaway Roping; Timber Moore, 6s72 – Tie-Down Roping; Jake Vold, 91 pontos – Bareback Riding; Jake Finlay, 85 pontos – Saddle Bronc Riding.
O Windy City Roundup acontecerá junto a etapa da Professional Bull Riders no começo da temporada 2019. Em Chicago, pela WCRA, os 72 classificados em Guthrie se juntarão aos campeões da etapa da WCRA Days of ’47, em Salt Lake City, Utah. Aliás, para 2019 o Days of ’47 já está confirmado novamente, e ainda uma etapa em Sacramento, Califórnia.
Serão quatro os grandes eventos com premiação de 1 milhão de dólares cada para 2018. Então, Chicago, Utah, Sacramento e mais uma. Que provavelmente deverá ser em Cheyenne, junto com o Last Cowboy Standing da PBR. Além desses, a WCRA irá realizar outros quatro eventos ‘menores’, cada um com premiação de 500 mil dólares. Uma espécie de classificatória para os eventos principais, totalizando assim seis milhões de dólares em prêmios na temporada.
Resultados e todas as informações: wcrarodeo.com.
Por Equipe Cavalus
Fonte e Fotos: WCRA