Entre os cinco primeiros da classificação final, quatro foram brasileiros e todos eles estão no topo do ranking mundial
A cada etapa, a lista dos melhores do mundo em Montaria em Touros pela Professional Bull Riders fica mais brasileira! Claro que tudo pode acontecer na PBR World Finals, mas o que vem se desenhando é, não só mais um título mundial para o Brasil, mas como uma tabela soberanamente verde e amarela.
O líder do mundial da PBR é Kaique Pacheco, que não pontuou na etapa de Austin, Texas, a 23ª da temporada 2018, que está se aproximando do fim. 35 dos melhores bull riders do mundo estiveram no Frank Erwin Center dias 28 e 29 de setembro. Ao não conseguir superar os touros que montou, Kaique abriu espaço para seus adversários, seus amigos brasileiros, que encostaram na classificação geral.
Luciano de CastroLuciano de Castro fez duas paradas em três touros, ganhou 555 pontos para o ranking e foi o campeão em Austin. José Vitor Leme, com duas paradas em três touros, ficou em segundo lugar, somando 400 pontos para o ranking. Claudio Montanha Jr se mantem firme e também fez duas paradas em três touros, levando 255 pontos e o terceiro lugar. Também na briga, o brasileiro Ramon de Lima foi o quinto lugar na etapa, com duas paradas em três touros e 115 pontos adicionados ao ranking.
Toda a pontuação somada pelos quatro brasileiros foi importante para colocá-los ainda mais rumo ao título mundial. Faltam agora apenas três etapas –Milwaukee, Greensboro, Nampa – até que chegue a tão sonhada Final Mundial da PBR, que acontece de 7 a 11 de novembro em Las Vegas.
Kaique Pacheco lidera, com Claudio Montanha Jr em segundo lugar, 956.67 pontos atrás dele. José Vitor Leme, que vem sendo a sensação da temporada desde a sua participação na World Finals do ano passado, é o terceiro do ranking, agora tem 1.168.34 pontos atrás do líder. Luciano de Castro, com a vitória em Austin, diminuiu sua diferença de Kaique para 1.232,5 pontos, e agora é o quarto do mundo. Ramon de Lima, o quinto colocado em Austin, empatado com Colten Jesse, é o quinto melhor do mundo no momento, distante de Kaique por 1,602.5 pontos.
Luciano de Castro selou sua segunda vitória na temporada com excelentes 92,5 pontos a bordo do touro Canadian Mist. Depois dele, mais cinco atletas ainda montaram com chances, mas todos caíram, deixando o título nas mãos do brasileiro. Sua premiação foi de US$37.875,00. José Vitor Leme assegurou o vice em Austin com 89,25 pontos ao montar Ol ‘Boy no round final. Ele levou para casa US$20.480,00 de prêmio.
José Vitor LemeVitinho, aliás, é um dos mais aplaudidos. Depois de chegar aos Estados Unidos classificado para a Real Time Pain Relief Velocity Tour Finals por ter sido campeão da PBR Brasil, o atleta de 22 anos foi a sensação da final mundial, ao parar nos seis touros, vencer a etapa e ainda tornar-se Rookie Of The Year. Quando 2018 começou, ele continuou montando bem até chegar na parte mais alta da tabela.
Las Vegas tem sido generosa com ele. No Last Cowboy Stading, em junho, ficou em terceiro lugar. Daqui pouco menos de seis semanas ele encara novamente a batalha pelo título mundial. Dessa vez, muito melhor preparado. “Isso significa muito para mim. E o principal é reunir forças, focar e acreditar que se eu chegar lá saudável, posso fazer muita coisa, até ganhar a tão sonhada fivela”, comentou.
Pontuaram ainda Guilherme Marchi (7°), Fabiano Vieira (9°), João Ricardo Vieira (10°), Alisson de Souza (11°), Eduardo Aparecido (14°), Alex Marcílio (16°), Valdiron de Oliveira (17°), Dener Barbosa (18°). Além dos já citados, Eduardo Aparecido é o sexto brasileiro no Top 10 do mundial, em nono lugar. Se a final fosse hoje, teríamos 15 brasileiros classificados para a final.
No mesmo final de semana, dia 28 de setembro, Fernando Henrique Novais ficou em segundo lugar pela segunda divisão. O atleta acabou de ganhar vaga pela PBR Brasil para disputar a final da RVT e já está nos Estados Unidos. E já foi muito bem no primeiro rodeio que montou, a etapa de Huntington. Danilo Carlos Sobrinho foi o terceiro e Junior Quaresma o quinto.
A próxima etapa acontece em Milwaukee, Wisconsin, no Cooper Tires at the Fiserv Forum, dias 6 e 7 de outubro.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: PBR