O NRBC – National Reining Breeders Classic é, sem dúvida, a segunda prova mais aguardada da temporada de Rédeas. Não só pelo prestígio do título e pela alta premiação, como também pelo nível técnico de cavalos e cavaleiros. Em outras palavras, todo mundo quer ganhar o NRBC um dia e ostentar essa vitória no currículo.
Caso dos brasileiros Eduardo Salgado, Leonardo Kellerman e Lucio Casalecchi. Os três foram campeões da edição 2021 e voltaram para casa felizes da vida. Antes de mais nada, a primeira edição do NRBC foi em 1998, em Guthrie, Oklahoma, um ano depois da criação do evento por um grupo forte de criadores de Rédeas: Tom McCutcheon, Tim McQuay, Colleen McQuay, Pete Kyle, Dick Pieper, Carol Rose, Gary Putman e Robert Chown.
NRBC Open N2
Eduardo Salgado, que tem seu centro de treinamento em Gainesville, Texas, e Leonardo Kellerman, assistente do Six Million Dollar Rider Andrea Fappani, empataram na primeira colocação do NRBC Open Nível 2.
Com a égua Isnt She Dreamy, de propriedade da brasileira Renata Lemann, Eduardo Salgado marcou 219,5 pontos. Mesma nota de Leonardo Kellerman e Blazed By Magnum, de propriedade de Diane Yoder.
De acordo com Eduardo, a passada deles na final foi perfeita. “Ela tem ótimas paradas e me deu tudo dela esta noite. Eu a monto há dois anos, mas não participamos de muitas provas antes. Então, de fato, essa foi a primeira grande prova dela em alto nível. Eu a amo e ela foi incrível!”
Profissional desde 1999 e nos Estados Unidos desde 2013, esse foi o primeiro título de NRBC do treinador. Renata Lemann estava lá e viu de perto o êxito de Isnt She Dreamy: “Tenho muito orgulho do Eduardo e da égua. Ela tem um coração muito forte e dá tudo na pista, é muito especial”.
Kellerman contou que fez uma classificatória com menos pressão a fim de garantir uma vaga. Mas na final, ele e Blazed By Magnum adicionaram mais velocidade e melhoraram sua performance. Há dois anos e meio no Arizona, o jovem brasileiro conta que ama esse mundo da Rédeas e tem feito seu trabalho com muita alegria, especialmente agora que começou a participar efetivamente das provas.
“Eu realmente amo isso, é muito divertido. E o Blazed By Magnum é um cavalo muito especial. Bastante parador e muito bem-humorado”. Treinando Rédeas desde os 11 anos de idade, Léo se mudou para os Estados Unidos aos 19 anos e aproveita ao máximo a oportunidade ao lado de Fappani.
NRBC Open N1
No Great Southwest Equestrian Center outro brasileiro recebeu prêmio de primeiro lugar no NRBC 2021. Campeão da Open Nível 1, Lucio Pontes Casalecchi apresentou Ruffed Up Spooks, de propriedade do Ixtul Quarter Horses, LLC. Marcaram, portanto, 217,5 pontos na final. No Nível 2, o conjunto empatou em terceiro lugar. Lucinho trabalha para o também brasileiro Thiago Boechat, em Purcell, Oklahoma.
Há 2 anos nos Estados Unidos, essa foi a segunda final de NRBC do jovem treinador. “Ano passado cheguei à final do Nível 1 e agora entrei na decisão dos Níveis 1 e 2. Ruffed Up Spooks tem cinco anos agora e é um cavalo realmente consistente. Parou muito bem e fizemos uma ótima final juntos. Amo esse cavalo”, conta o campeão, que já está ansioso para o NRHA Derby em junho.
Outros resultados
No Nível 4, a categoria máxima do evento, o melhor brasileiro foi Franco Bertolani. Com Gangsta Sixtysix marcou 222,5 pontos na final para garantir o nono lugar, empatado com Kole Price e Trendsettter. Franco classificou dois dos três cavalos que apresentou. Com Hollys Hijacker a nota foi 220 pontos, empatado com mais quatro conjuntos.
Gabriel Bittar Borges e Fernando Salgado também estiveram na final do Nível 4. Gabriel apresentou Lenas Shining Gun e marcou 222 pontos na final, 11° lugar, empatado com mais três conjuntos. Fernando apresentou Gotta Shiney Peso e não obteve nota na final.
Clemerson Barbalho classificou Spooks Gotta Outfire para a final nos Níveis 2 e 3. Ao marcar 216,5 pontos encerrou a competição em sétimo lugar do Nível 2, empatado com outro conjunto, e em 15° lugar no Nível 3, também empatado com mais um conjunto.
Com Sonshinewhiz, Marcos Guimarães fez a final NRBC Open nos níveis 1 e 2. Terceiro lugar no Nível 1, com 214,5 pontos. Nota que lhe deu também o 13° lugar do Nível 2. Lucio Casalecchi também classificou Xtra Voodoolicious para a final do Nível 1 e com 211 pontos encerrou sua participação em 11° lugar, empatado com outro conjunto.
Por fim, os campeões da Open Nível 4 foram Jason Vanlandingham e A Vintage Smoke, empatados com Dany Tremblay e Tinker With Dreams. Ambos marcaram 228,5 pontos e decidiram por dividir o prêmio e o título. Pelo NRBC Non Pro, Mandy McCutcheon venceu o Nível 4 (Jlosa – 224,5 pontos), enquanto sua filha, Carlee McCutcheon, foi campeã dos Níveis 2 e 3 (Dun With Guns – 218,5 pontos).
Rookie
A programação do NRBC, tradicionalmente, congrega outras categorias ao longo da semana. O NRBC é um Classic, para cavalos mais velhos, então há também provas para cavalos mais novos, por exemplo, entre outras. Devido a uma parceria do evento com a Paramount Network e os produtores do The Run For A Million, prova milionária lançada em 2019, houve uma classificatória para a categoria Rookie durante o NRBC.
E a brasileira Renata Lemann, que atualmente mora na Flórida, competiu. Com Survivorman, de sua propriedade, ela encerrou sua participação em sétimo na primeira classificatória, terça (20), em sexto na segunda classificatória, na quinta (22), e em segundo lugar no Yellowstone Paramount Network Rookie Shootout Consolation, no domingo (25).
“Foi uma prova muito forte, 70 cavalos mais ou menos competindo, estava mais forte que o normal para a categoria. E para quem não classificou ao The Run For A Million, teve o consolation e eu participei também. Foi a minha terceira corrida na semana e consegui melhorar muito algumas coisas durante os dias de treino com o Eduardo [Salgado]. Consegui tocar mais o meu cavalo nos círculos e nas paradas, o que foi muito bom.”
Resultados completos, clique aqui.
Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Divulgação/ Waltenberry
Nas fotos de chamada: Eduardo, Léo e Lucinho/Crédito: NRBC
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus