Em mais um final de semana competidores brasileiros são destaque no exterior em provas em dois estados: Texas e Flórida. Na Apartação, Rodrigo Taboga venceu a Intermediate Open 5/6 anos na primeira final do Bonanza Cutting 2021. Com Rocky Mountain Blue, de Selena Orchard Barbosa, marcou 219,5 pontos para ficar com o título.
O brasileiro também ficou em segundo lugar na mesma categoria. Com Sanctus, de Scott Durham, marcou 218 pontos. Aliás, com os dois cavalos Rodrigo fez ainda a final da Open. Melhor resultado com Rocky Mountain Blue, 7° lugar, 218,5 pontos; enquanto que com Sanctus encerrou em 14° lugar ao marcar 215,5 pontos.
A competição, que começou dia 10 de fevereiro, seguiria até o dia 19. Além continuidade das categorias Open, para cavalos de 4 anos, também realizaria as provas de Non Pro e Amador. Contudo, devido ao mau tempo no Texas, com estradas congeladas e perigo de acidentes, a organização cancelou o evento.
O Bonanza Cutting é uma das provas tradicionais do calendário da Apartação nos Estados Unidos. Em 2021, estava acontecendo na Taylor Telecom Arena, em Abilene, Texas. O estado tem sofrido com temperaturas bem abaixo de zero, neve, chuva e granizo.
San Antonio Rodeo
Como nos anos anteriores, o San Antonio Stock Show & Rodeo tem muito peso para os cowboys durante a temporada de inverno da PRCA. No formato de competição, 50 atletas em cada modalidade realizam suas performances divididos em cinco turmas e os melhores avançam de fase. Junior Nogueira já se apresentou no Team Roping.
Ao lado do seu parceiro Cody Snow marcou 4s8 encerrando a primeira rodada da turma 1 (Bracket 1) em segundo lugar. São duas rodadas por turma em cada modalidade. Em cada rodada, portanto, os competidores somam dólares. Assim, passam para a semifinal os quatro melhores de cada turma contando o dinheiro ganho nessas duas performances.
O rodeio segue de 12 a 27 de fevereiro. Juninho e Snow não repetiram o desempenho na segunda rodada da turma 1 e não passaram para a semifinal. Por outro lado, o brasileiro Marcos Alan Costa, no Tie-Down Roping, espera sua vez de entrar na arena do Freeman Coliseum. Enquanto isso ele foi a etapa de Jackson, Mississippi, e venceu o segundo round com um boi de 7s6. O Dixie National Rodeo acaba dia 17.
De acordo com informações da PRCA, com a pandemia da Covid-19 ainda causando incerteza no cronograma de 2021, essa edição do San Antonio Rodeo, no Texas, é mais importante do que nunca. É, sem dúvida, uma das etapas mais populares do ano e distribui uma premiação bastante favorável.
Ir bem agora pode significar a permanência do atleta entre os 15 melhores, garantindo a classificação para a National Finals Rodeo. Especialmente com as instabilidade do calendário devido a pandemia. Vale lembrar que a composição do ranking conta o dinheiro ganho nas etapas.
Winter Equestrian Festival
Na Flórida, brasileiros são destaque em mais uma rodada do Winter Equestrian Festival. Nesse domingo, 14 de fevereiro, teve Brasil no pódio da prova FEI 5*, a 1.50m, principal disputa do dia. Dos 51 conjuntos, 12 habilitaram-se ao desempate. Montando QH Alfons Santo Antonio, Yuri Mansur foi vice sem faltas em 40s193.
Em terceiro lugar nessa mesma prova ficou o brasileiro Rodrigo Pessoa. Apresentando Carlito’s Way 6 fez pista limpa, em 40s75. Dias antes, na abertura da quinta semana do WEF, pódio para Eduardo Menezes. Na quinta-feira, 11, durante o desafio Internacional 5*, a 1.50m, o medalhista pan-americano montou o experiente H5 Quintol. Zeraram o desempate em 33s198, garantindo a terceira colocação.
Vale destacar que a dupla integrou o Time Brasil na Rio 2016. Dos 56 conjuntos, 18 zeraram e 15 efetivamente largaram no desempate idealizado pelo britânico Kelvin Bywater. Rodrigo Pessoa e Carlito’s Way 6 também participaram dessa prova. Como resultado, nono lugar, sem faltas no desempate, em 34s498.
O Winter Equestrian Festival, disputado no Palm Beach International Equestrian Center, em Wellington, é a mais longa competição do hipismo mundial. Tem 12 semanas de duração e esse ano termina só em 4 de abril.
Por Luciana Omena
Fonte: Bonanza Cutting, ProRodeo, CBH e PBIEC
Na foto de chamada: Rodrigo Taboga/Crédito: PerformanceHorseCentral
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus