Brasileiros são destaque no exterior na Apartação, Rodeio e Salto

Os bons resultados aconteceram no Bonanza Cutting de Apartação, San Antonio Rodeo pela PRCA e no Winter Equestrian Festival na Flórida

Em mais um final de semana competidores brasileiros são destaque no exterior em provas em dois estados: Texas e Flórida. Na Apartação, Rodrigo Taboga venceu a Intermediate Open 5/6 anos na primeira final do Bonanza Cutting 2021. Com Rocky Mountain Blue, de Selena Orchard Barbosa, marcou 219,5 pontos para ficar com o título.

O brasileiro também ficou em segundo lugar na mesma categoria. Com Sanctus, de Scott Durham, marcou 218 pontos. Aliás, com os dois cavalos Rodrigo fez ainda a final da Open. Melhor resultado com Rocky Mountain Blue, 7° lugar, 218,5 pontos; enquanto que com Sanctus encerrou em 14° lugar ao marcar 215,5 pontos.

A competição, que começou dia 10 de fevereiro, seguiria até o dia 19. Além continuidade das categorias Open, para cavalos de 4 anos, também realizaria as provas de Non Pro e Amador. Contudo, devido ao mau tempo no Texas, com estradas congeladas e perigo de acidentes, a organização cancelou o evento.

O Bonanza Cutting é uma das provas tradicionais do calendário da Apartação nos Estados Unidos. Em 2021, estava acontecendo na Taylor Telecom Arena, em Abilene, Texas. O estado tem sofrido com temperaturas bem abaixo de zero, neve, chuva e granizo.

Brasileiros são destaque no exterior no Bonanza Cutting de Apartação, San Antonio Rodeo pela PRCA e no Winter Equestrian Festival na Flórida
Foto: Divulgação/TheBusinessJournal

San Antonio Rodeo

Como nos anos anteriores, o San Antonio Stock Show & Rodeo tem muito peso para os cowboys durante a temporada de inverno da PRCA. No formato de competição, 50 atletas em cada modalidade realizam suas performances divididos em cinco turmas e os melhores avançam de fase. Junior Nogueira já se apresentou no Team Roping.

Ao lado do seu parceiro Cody Snow marcou 4s8 encerrando a primeira rodada da turma 1 (Bracket 1) em segundo lugar. São duas rodadas por turma em cada modalidade. Em cada rodada, portanto, os competidores somam dólares. Assim, passam para a semifinal os quatro melhores de cada turma contando o dinheiro ganho nessas duas performances.

O rodeio segue de 12 a 27 de fevereiro. Juninho e Snow não repetiram o desempenho na segunda rodada da turma 1 e não passaram para a semifinal. Por outro lado, o brasileiro Marcos Alan Costa, no Tie-Down Roping, espera sua vez de entrar na arena do Freeman Coliseum. Enquanto isso ele foi a etapa de Jackson, Mississippi, e venceu o segundo round com um boi de 7s6. O Dixie National Rodeo acaba dia 17.

De acordo com informações da PRCA, com a pandemia da Covid-19 ainda causando incerteza no cronograma de 2021, essa edição do San Antonio Rodeo, no Texas, é mais importante do que nunca. É, sem dúvida, uma das etapas mais populares do ano e distribui uma premiação bastante favorável.

Ir bem agora pode significar a permanência do atleta entre os 15 melhores, garantindo a classificação para a National Finals Rodeo. Especialmente com as instabilidade do calendário devido a pandemia. Vale lembrar que a composição do ranking conta o dinheiro ganho nas etapas.

Brasileiros são destaque no exterior no Bonanza Cutting de Apartação, San Antonio Rodeo pela PRCA e no Winter Equestrian Festival na Flórida
Yuri Mansur – Foto: Reprodução/Instagram

Winter Equestrian Festival

Na Flórida, brasileiros são destaque em mais uma rodada do Winter Equestrian Festival. Nesse domingo, 14 de fevereiro, teve Brasil no pódio da prova FEI 5*, a 1.50m, principal disputa do dia. Dos 51 conjuntos, 12 habilitaram-se ao desempate. Montando QH Alfons Santo Antonio, Yuri Mansur foi vice sem faltas em 40s193.

Em terceiro lugar nessa mesma prova ficou o brasileiro Rodrigo Pessoa. Apresentando Carlito’s Way 6 fez pista limpa, em 40s75. Dias antes, na abertura da quinta semana do WEF, pódio para Eduardo Menezes. Na quinta-feira, 11, durante o desafio Internacional 5*, a 1.50m, o medalhista pan-americano montou o experiente H5 Quintol. Zeraram o desempate em 33s198, garantindo a terceira colocação.

Vale destacar que a dupla integrou o Time Brasil na Rio 2016. Dos 56 conjuntos, 18 zeraram e 15 efetivamente largaram no desempate idealizado pelo britânico Kelvin Bywater. Rodrigo Pessoa e Carlito’s Way 6 também participaram dessa prova. Como resultado, nono lugar, sem faltas no desempate, em 34s498.

O Winter Equestrian Festival, disputado no Palm Beach International Equestrian Center, em Wellington, é a mais longa competição do hipismo mundial. Tem 12 semanas de duração e esse ano termina só em 4 de abril.

Por Luciana Omena
Fonte: Bonanza Cutting, ProRodeo, CBH e PBIEC
Na foto de chamada: Rodrigo Taboga/Crédito: PerformanceHorseCentral

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus